Confira na entrevista exclusiva essa e outras informações sobre notícias falsas
Propagar inverdades não é uma invenção do século XXI, desde a antiguidade mais precisamente na no Século 18, ja existiam publicações anônimas com o intuito de difamar e destruir a honra de famílias, eram os chamados “Libelos” e neles os libelistas escreviam em um pergaminho (a história que muitas vezes tinha um fundo de verdade ) que era fixado em um local de fácil acesso e leitura.
O que os libelos da antiguidade e as “Pós verdades” tem em comum? Ambos se utilizam do anonimato para que escondidos por traz de uma tela possam difundir informações deturpadas.
Uma fake news histórica
No dia 14 de novembro de 1889, os republicanos, num ato muito “honesto” fizeram correr o boato de que o primeiro ministro Visconde de Ouro Preto havia decretado prisão contra Marechal Deodoro e o líder dos oficiais republicanos o tenente-coronel Benjamim Constant. Essa falsa notícia fez com que Marechal Deodoro decidisse se levantar contra a monarquia. Na manhã do dia 15, Deodoro reuniu toda a tropa em direção ao centro da cidade do Rio de Janeiro, capital do Brasil Império, com o intuito de decretar a demissão do ministério de Ouro Preto. Porém, ainda não tinha a intenção de proclamar a república.
No calor dos acontecimentos, os republicanos precisavam pensar em algo rápido para que convencessem de vez o marechal a fazer a proclamação. Informaram-no então que Dom Pedro II teria nomeado Gaspar Silveira Martins como primeiro ministro. Gaspar nada mais era do que um rival de Deodoro, pois os dois já haviam disputado o amor da mesma mulher na juventude. Essa foi a gota d’água para que fosse feito o rompimento total com a monarquia.
A nossa reportagem ouviu Percival Henriques ( presidente da Associação Nacional de Inclusão Digital) pra saber mais sobre esse assunto tem atraído cada vez mais a atenção das autoridades e da população em geral para a necessidade de se encontrar formar de coibir e principalmente punir quem de forma deliberada cria fake news. Percival lembrou essa e outras notícias falsas que destruíram reputações e até mesmo o que segundo ele teria sido a causa da derrota do então candidato à presidência Luiz Inácio Lula da Silva.
Assistam à entrevista completa abaixo:
https://www.youtube.com/watch?v=EPNwbjRsMDI
Fonte: Polêmica Paraíba / Portal Diretas Já
Créditos: Alana Yaponirah