às 11h

Um dos maiores velocistas brasileiros participa do Esporte #EmCasacomSesc deste domingo

Com quatro Olimpíadas e duas medalhas no currículo – bronze em Atlanta 1996 e prata em Sydney 2000 –, o atleta foi nada menos que dez vezes campeão brasileiro e sul-americano nos 100 metros rasos. Ainda atingiu o melhor índice técnico do país por vários anos seguidos.

O Esporte #EmCasaComSesc do próximo domingo, 8 de novembro, é com o velocista André Domingos. Com quatro Olimpíadas e duas medalhas no currículo – bronze em Atlanta 1996 e prata em Sydney 2000 –, o atleta foi nada menos que dez vezes campeão brasileiro e sul-americano nos 100 metros rasos. Ainda atingiu o melhor índice técnico do país por vários anos seguidos.

Quem acompanha a transmissão é o educador do Sesc São Paulo João Gabriel. Formado na Unisantana, ele tem pós-graduação em Fisiologia do Exercício e Treinamento Desportivo. Foi atleta de salto com vara durante 16 anos e trabalha no Sesc São Paulo desde 2017.

A transmissão ao vivo é realizada pelo Sesc São Paulo  no  canal do YouTube Sesc São Paulo e no perfil do  Instagram Sesc Ao Vivo. A série Esporte #EmCasaComSesc apresenta performances esportivas com atletas, ex-atletas e profissionais do esporte, com a participação de educadores físicos das unidades do Sesc de todo o estado para praticantes de todos os níveis. O acesso é gratuito e sem necessidade de cadastro.

Nascido em Santo André em novembro de 1972, André Domingos começou sua jornada olímpica em Barcelona, 1992. Participou também das três seguintes: Atlanta 1996 (de onde trouxe um bronze no revezamento 4×100 metros), Sidney 2000 (onde conquistou medalha de prata, também no revezamento 4×100) e Atenas 2004. Só não foi a Pequim, em 2008, porque sofreu uma lesão no tendão de Aquiles.

Às suas duas medalhas olímpicas, somam-se outras quatro pan-americanas. Domingos também foi campeão mundial universitário dos 100 metros, bi-campeão pan-americano no revezamento 4×100 metros, medalhas de bronze e prata nos mundiais de Sevilla e Paris. Além de dez vezes campeão brasileiro e sul-americano nos 100 metros rasos.

Mas não são os títulos e medalhas os únicos símbolos da carreira vitoriosa de Domingos. Desde que ganhou seus dois primeiros pares de tênis de corrida, o atleta, que começou a carreira inspirado no ídolo Robson Caetano, sempre precisou se superar para seguir no esporte. Por falta de dinheiro, chegou a interromper a carreira no final dos anos 1980, mas persistiu. O bronze olímpico em Atlanta acabou sendo conquistado ao lado do próprio Caetano, junto com Arnaldo Oliveira e Edson Luciano.

+ Esporte #EmCasaComSesc

Na série Esporte #EmCasaComSesc, a cada domingo um convidado traz relatos sobre a experiência de atleta e compartilha detalhes de um treino, elaborado em parceria com educadores de atividades físicas do Sesc São Paulo. Apresenta, também, uma rotina de exercícios que faz parte de sua preparação física, e que pode ser praticada pelo público de todos os níveis, incluindo iniciantes.

Até aqui, o Esporte #EmCasaComSesc realizou 20 apresentações, com audiência que ultrapassa 52 mil visualizações. Já passaram pela série atletas como o ginasta Arthur Zanetti, o jogador profissional de basquete Leandrinho, a bicampeã olímpica de vôlei Jaqueline, o ex-jogador de futebol Zé Roberto, a patinadora Fabíola da Silva, o lutador de taekwondo Diogo Silva, a maratonista aquática Ana Marcela, o paratleta do atletismo Edson Cavalcante, o skatista Lucas Xaparral, a atleta de futevôlei Natália Guitler, o nadador Fernando Scherer, o Xuxa, Lucila e Maik, do handebol, o patinador artístico Marcel Stürmer, o tenista Fernando Meligeni, a triatleta Bruna Mahn, a ginasta Jade Barbosa, o jogador de vôlei Nalbert, a atleta Fabiana Murer, do salto com vara, o ginasta Francisco Barretto e a dupla de vôlei de praia Bárbara Seixas e Carolina Horta.

Em tempos de restrições ao convívio social, por conta da pandemia, o Sesc São Paulo  amplia a sua presença no território on-line como forma de reafirmar o compromisso de motivar a prática de atividades físicas, promovendo o encontro de personalidades esportivas com o público de forma segura e em preservação à saúde.

+ Esporte Sesc SP

Criado especialmente para o período da quarentena, o perfil do Instagram @EsporteSescSP apresenta dicas, aulas e informações sobre esporte, atividade física e cultura esportiva. Os conteúdos oferecidos ao público apresentam maneiras de manter uma rotina mais ativa, com qualidade de vida e bem-estar para todas as idades. Com mais de 500 aulas disponíveis e uma média de 42 mil pessoas alcançadas por mês, a página propõe práticas junto dos educadores da rede Sesc São Paulo, tudo no conforto e segurança de casa.

Há atividades em diferentes modalidades, para todos os gostos e estilos. Tem Pilates, Alongamento, Yoga, Lian Gong, Chi Kung, esportes variados, lutas, conteúdo para terceira idade e crianças. Cada vídeo tem uma orientação sobre o nível de intensidade da atividade e para quem ela é proposta. O cronograma funciona da seguinte maneira:

  • terças-feiras, às 18h, o assunto é Condicionamento Físico;
  • quintas-feiras, às 18h, os treinos são dedicados às Modalidades Esportivas;
  • sábados, às 10h, são oferecidas aulas de Práticas Corporais;
  • Às 18h30 da última segunda-feira de cada mês, o perfil disponibiliza uma aula de Ritmos;
  • Nos Stories, são propostos desafios variados, com o incentivo de serem realizados e postados na rede social;
  • Às sextas, o desafio do Stories é dedicado ao público infantil.

#EsporteSescSP – Em Pauta

Além de todo esse conteúdo no Instagram, o público interessado em esporte também pode consultar a programação da série Em Pauta, publicada pelo canal do Sesc São Paulo no YouTube. São entrevistas com atletas e outros profissionais sobre diversos temas do universo esportivo, publicadas sempre às segundas e às quartas-feiras, às 15h. Já participaram os atletas William Arjona, jogador de Vôlei e medalhista de ouro nos Jogos Olímpicos de 2016, o jogador de Beisebol Bo Takahashi e o técnico de basquete do Sesi, Helinho.

+ Sesc na quarentena

Desde o final de agosto, cinco meses após a suspensão majoritária do atendimento presencial nas unidades, o Sesc São Paulo anunciou uma parcial e gradativa retomada, com um número restrito de atividades, dirigidas aos alunos que já eram inscritos nos cursos de Ginástica Multifuncional, Práticas Corporais e Corrida, além de pacientes das Clínicas Odontológicas cujos tratamentos foram interrompidos pela pandemia. Todas essas atividades serão previamente agendadas, visando restringir a circulação de público no interior das unidades.

Todas as 40 unidades do estado darão início a essa retomada gradual à medida que os municípios em que estão instaladas atinjam a classificação necessária para reabertura, estabelecida pelo Plano São Paulo do Governo do Estado, e em conformidade com as regulações municipais.

Paralelamente à retomada gradual de alguns serviços presenciais, a instituição segue oferecendo um conjunto de iniciativas on-line, que garantem a continuidade de sua ação sociocultural nas diversas áreas em que atua. Pelos canais digitais e redes sociais, o público pode acompanhar o andamento dessas ações e ter acesso a conteúdos exclusivos de forma gratuita e irrestrita.

Confira a programação e fique #EmCasaComSesc.

+ Sesc Digital

A presença digital do Sesc São Paulo vem sendo construída desde 1996, sempre pautada pela distribuição diária de informações sobre seus programas, projetos e atividades e marcada pela experimentação. O propósito de expandir o alcance de suas ações socioculturais vem do interesse institucional pela crescente universalização de seu atendimento, incluindo públicos que não têm contato com as ações presenciais oferecidas nas 40 unidades operacionais espalhadas pelo estado. Por essa razão, o Sesc São Paulo apresenta o Sesc Digital, sua plataforma de conteúdo! Saiba+

 

Fonte: Assessoria
Créditos: Polêmica Paraíba