retrospectiva

Um ano para não esquecer: nove coisas boas que aconteceram em 2016

Nem só de tristeza se fez o ano que se aproxima do fim. Aqui vai uma forcinha para começar 2017 com ânimo renovado

Marcio Rodrigues/MPIX/CBJ

O desejo de ver 2016 bem longe parece unânime. Foram muitos momentos difíceis nos últimos 12 meses. Mas, sejamos justos, o ano também teve notícias boas e nada melhor do que pensamento positivo para começar 2017 renovado.

Veja um retrospectiva do bem do ano que se aproxima do fim:

1- Olimpíadas estamparam um sorriso no rosto de cada brasileiro

A Olimpíada Rio 2016 foi a primeira realizada no Brasil. Nossos atletas alcançaram sua melhor marca nos jogos. A delegação brasileira conquistou 19 medalhas: 7 de ouro, 6 de prata e 6 de bronze.

Rafaela Silva levou o primeiro ouro no judô, Isaquias Queiroz tornou-se o primeiro brasileiro a levar três medalhas na mesma Olimpíada e Thiago Braz venceu o francês Renaud Lavillenie no salto com vara.

Tivemos ainda Robson Conceição em primeiro lugar no box, alegria no vôlei de praia, na ginástica e no futebol, além de várias outras modalidades.

2 – Direitos reprodutivos deram um passo rumo ao futuro

O Supremo Tribunal Federal (STF) entendeu que não é crime a interrupção da gravidez até o terceiro mês de gestação. O entendimento valeu apenas para um caso específico – de funcionários e médicos de uma clínica de aborto em Duque de Caxias (RJ) –, mas pode servir como base para outras instâncias.

Daniel Ferreira/Metrópoles

O ministro do STF Luís Roberto Barroso

 

3 – A polícia fechou um canil que maltratava quase 100 animais no DF

Após denúncias de protetores de animais publicadas pelo Metrópoles, a Polícia Civil do DF confirmou os maus-tratos em cachorros engaiolados no canil Solar de Brasília, que funciona em um condomínio do Jardim Botânico. Esse ano, a história teve um final feliz: a Justiça determinou que os cachorrinhos ganhassem novos lares e não fossem devolvidos ao antigo criador!

iStockISTOCK

 

4 – Paulo Zulu deu o ar da graça

O modelo postou uma foto nu e isso levou a internet à loucura. Foi, certamente, um dos momentos mais comentados do ano. Nossos olhos agradecem.

Instagram/Reprodução

 

5 – Amores do passado voltaram

Séries como Gilmore Girls e Full House ganharam remakes ou novas temporadas. Uma bela dose de nostalgia para os fãs da TV dos anos 90/2000.

 

6 – A criatividade do brasileiro mostrou que não tem limite

Do buquê de coxinha ao queijo recheado, a internet alçou à fama novas guloseimas que fizeram 10 a cada 10 brasileiros salivarem diante do computador. Isso, certamente, fez a alegria de muitos comerciantes, que tiraram uma grana boa dessas histórias.

Reprodução do FacebookREPRODUÇÃO DO FACEBOOK

 

7 – Por falar em comida, novas casas abriram as portas em Brasília

Não faltaram novidades gastronômicas, em 2016, na capital do país. Do IVV Swine Bar, que serve petiscos à base de carne de porco e vinhos, à primeira loja do chocolate Lindt em terra candangas, teve opção para todos os gostos.

FELIPE MENEZES/METRÓPOLESFelipe Menezes/Metrópoles

Tábua de queijos e frios do IVV

 

8 – Não faltou bom humor, mesmo com tantos problemas

A internet elegeu o apresentador Evaristo Costa como rei do Twitter. Ele até emprestou gravatas para um seguidor, que pediu uma forcinha para ir mais elegante a uma festa.

Reprodução/TwitterREPRODUÇÃO/TWITTER

9 – O ano da música pop

Divas como Beyoncé, Britney Spears, Rihanna e Lady Gaga lançaram novos álbuns lacradores!

 
Créditos: Metrópoles