É comum emissoras de televisão divulgarem antecipadamente trechos de programas de entrevistas gravados. Normalmente, as assessorias de comunicação selecionam os trechos mais interessantes ou polêmicos falados pelo entrevistado.
A TV Cultura inovou esta semana na promoção do “Manhattan Connection”, exibido na noite de quarta-feira (10). No lugar de divulgar algo dito pelo convidado, o ex-ministro Fernando Haddad, a emissora destacou na divulgação as ofensas ditas por um dos apresentadores da atração, Diogo Mainardi.
O apresentador se referiu ao convidado como “poste de ladrão” e “imbecil”. A primeira ofensa foi uma referência ao fato de Haddad ter sido candidato à Presidência em 2018 no lugar do ex-presidente Lula. A segunda foi dita após o entrevistado fazer críticas ao ex-juiz Sérgio Moro e afirmar que o PT será bem-sucedido nas eleições de 2022.
Haddad respondeu às ofensas chamando Mainardi de “problemático” e recomendando que ele procure “ajuda profissional”. O ex-ministro reclamou: “Quero saber se vamos manter esse tom que o Diogo impõe a este programa. O espectador não espera isso da TV Cultura”. Mas não houve resposta.
É muito ruim uma TV pública, de caráter e vocação educativa, mantida com dinheiro do estado de São Paulo, usar as ofensas de um apresentador a um convidado como um chamariz de audiência. Ainda mais óbvio, este tipo de tratamento não cabe a qualquer convidado. A divergência é essencial, mas a falta de educação não é.
Em tempo: A notícia com a divulgação da ofensa de Mainardi a Haddad foi destacada na home do UOL e ficou entre as mais lidas do site.
Fonte: UOL
Créditos: Polêmica Paraíba