TV Assembleia apresenta documentário sobre a vida e trajetória de Assis Chateaubriand

O material aborda curiosidades do criador do Diários Associados, que chegou a ser o maior conglomerado de comunicação da América Latina.

87c23fa2-e149-416b-89a9-2113f8c7943b

A TV Assembleia apresenta às 21h30 desta quinta-feira (29) o documentário ‘Chatô – O Império do Repórter’. O trabalho vai contar a trajetória do jornalista Francisco de Assis Chateaubriand Bandeira de Melo, paraibano de Umbuzeiro, que se tornou um dos homens mais influentes do Brasil entre as décadas de 1940 e 1960.

O material aborda curiosidades do criador do Diários Associados, que chegou a ser o maior conglomerado de comunicação da América Latina e traz entrevistas exclusivas com pessoas que trabalharam com Chatô, a exemplo da enfermeira Emilia Belchior, que cuidou do magnata das comunicações durante oito anos e de o repórter Adirson Vasconcelos, que trabalhou com o paraibano nos Diários Associados, na sucursal de Brasília.

O documentário traz ainda a história da criação do Museu de Arte de São Paulo (MASP), idealizado por Chateubriand, conta a história da escolha do nome da cidade de Bayeux, fato que também aconteceu pela influência política do jornalista e conta a participação dos Diários Associados na ocasião do golpe militar de 1964.

A TV Assembleia é transmitida através dos canais 40.2 digital; 11 NET e 340.2 na GVT. A programação da TV também pode ser acessada através da internet, no portal da Assembleia Legislativa da Paraíba (www.al.pb.gov.br).

Sobre Chatô

Francisco de Assis Chateaubriand Bandeira de Mello nasceu no dia 4 de outubro de 1892 na cidade de Umbuzeiro e destacou-se no cenário nacional como jornalista, empresário e político. Morreu em 4 de abril de 1968, aos 75 anos.