Na efervescente cena artística brasileira, a Paraíba se destaca como um celeiro de talentos que conquistam o coração do público em novelas, séries e nas telonas do cinema nacional. Com atuações marcantes e uma versatilidade impressionante, esses artistas têm ganhado cada vez mais espaço e reconhecimento no cenário audiovisual brasileiro. Conheça alguns dos nomes que estão fazendo história:
Thardelly Lima
Licenciado em Educação Artística com habilitação em Artes Cênicas (UFPB) Especialista em Representação teatral (UFPB) e Mestre em Teatro (UFRN). Participou de 9 filmes nacionais, destaque para “Bacurau” de Kleber Mendonça Filho e Juliano Dornelles, onde interpretou o prefeito Tony Jr. O longa levou o prêmio do júri no Festival de Cannes 2019. Na televisão, em 2021 foi escalado para viver Odailson em ‘Quanto Mais Vida Melhor’ e 2022 deu vida ao agiota Vespertino em “Mar do Sertão”. Atualmente está gravando a próxima novela das 6h “No Rancho Fundo” tv globo.
Lucas Veloso
Ator formado no curso do diretor Saulo Queiroz desde 2012, o filho do humorista Shaolin começou na carreira humorística aos 5 anos e desde então se dedicou aos palcos teatrais até 2016 mostrando o seu talento no humor, seguindo os passos do pai. Em 2016, após uma passagem pela Record, estreou na terceira fase da novela “Velho Chico” como Lucas, apaixonado pela amiga Olívia (Giullia Buscacio). O trabalho cinematográfico mais recente de Lucas Veloso é “O Sertão Vai Vir Ao Mar” foi produzido pela Rede Paraíba com gravações em Pilar.
Suzy Lopes
Suzy Lopes é atriz e produtora. Tem Bacharelado em Teatro pela UFPB, e Mestrado em Literatura e Interculturalidade pela UEPB com pesquisa na dramaturgia e encenação. Começou sua carreira como atriz no teatro paraibano, em peças infantis e adultas. Trabalhou com o grupo Piollín. Debutou no cinema com o drama O Sonho de Inacim: O Aprendiz do Padre Rolim (2010). Alçou fama ao integrar o elenco de obras nacionais premiadas como Divino Amor (2019) e Bacurau (2019). A paraibana estreou nas novelas da Globo em “Quanto Mais Vida Melhor”. Em 2022 Suzy fez sucesso com sua personagem “Cira” na novela “Mar do Sertão”.
Isadora cruz
Nascida em João Pessoa, em 2016, estreou na telenovela Haja Coração, interpretando a doce e meiga Cris, meia-irmã de Felipe. Em 2022, foi escalada para viver Candoca, protagonista da telenovela Mar do Sertão, onde adquiriu reconhecimento nacional. Gravou dois filmes: a comédia romântica holandesa Men at Work – Miami, de Johan Nijenhuisque, e o terror The Mad Hatter, de Catherine Devaney. Atualmente, Isadora está gravando a novela “Guerreiros do Sol” do Globoplay.
Zezita Matos
Primeira Dama do Teatro Paraibano. Reconhecida nacionalmente, nos palcos, na TV e na tela do cinema. Foi vencedora por duas vezes do prêmio “Melhor Atriz “ pela atuação no longa-metragem “Mãe e Filha”, do cineasta cearense Petrus Cariry. Em 2010 foi vencedora do troféu “Calunga”, de Melhor Atriz no Festival de Curta-Metragem de Pernambuco, pela sua atuação no filme “Azul”, do diretor Erick Laurence conquistado durante o 2° Fest Cine Maracanaú em Maracanaú – CE, já no ano de 2014 foi premiada duas vezes como melhor atriz na produção “ A História da Eternidade” e em 2016 recebeu homenagem de Honra ao Mérito Cultural pela Academia de Cordel do Vale do Paraíba. Em 2020 ganhou o prêmio de Melhor Atriz no 15º Fest Aruanda do Audiovisual Brasileiro pelo curta-metragem Remoinho. Atuamnete está no lenco da ´série “Fest Nordeste”
Marcélia Cartaxo
A atriz e diretora, natural de Cajazeiras, foi a primeira brasileira a ganhar o Urso de Prata no Festival de Berlim, em 1986, pelo filme “A Hora da Estrela”. Marcélia venceu o Grande Otelo de melhor atriz pela interpretação de Laurita em “Madame Satã” e pela protagonista na comédia dramática “Pacarrete”. Ela acumula três Prêmios Guarani, um Kikito do Festival de Gramado, quatro Troféus Candango do Festival de Brasília e personagens em minisséries e novelas. Atualmente, ela faz parte do elenco da série “Cangaço Novo”.
Leandro Lima
Leandro Lima Lemos nasceu na cidade de João Pessoa, no estado da Paraíba, no Brasil. Começou sua trajetória artística como cantor. Fez parte da banda de axé Ala Ursas. Em 2005, visando angariar reconhecimento para o grupo, participou da quarta temporada do talent show Fama, da Rede Globo. Em 2006, iniciou uma sólida carreira como modelo. Já enquanto ator, debutou num papel secundário do premiado longa Cidade de Deus (2002). Ganhou fama nacional ao estrelar a novela Insensato Coração (2011). Também fez parte do elenco das novelas “Pantanal” e “Terra e Paixão”. O mais recente trabalho de Leandro Lima é a produção “O Lado Bom de ser Traída”, da Netflix.
Nanego Lira
Nascido em Cajazeiras, recebeu o Prêmio Machado Bittencourt, na Mostra Moinho, em 2011. E o Troféu Aruanda de Cinema, no Fest Aruanda, 2014. Sua primeira novela na Globo foi “Amor de Mãe”, recentemente ele esteve no ar na novela de sucesso “Mar do Sertão”. O ator também atuou em filmes como “O Barco”, “Reza a Lenda”, “Os pobres Diabos”, entre outros.
Buda Lira
Natural de Uiraúna, o ator e gestor de cultura paraibano é formado em Licenciatura em Educação Artística (UFPB), com especialização em Arte Educação. Buda Lira ganhou o prêmio de melhor ator no 40 Cine Guarnicê, Festival de Cinema de São Luiz, com o longa “Lamparina da Aurora” e acumula prêmios nos festivais Fest Aruanda, Festival de Cinema de Caruaru e Curta Caicó. Entre alguns dos trabalhos de Buda Lira, estão as séries “Onde Nascem os Fortes, “Aruanas” e “Cangaço Novo.
Luiz Carlos Vasconcelos
O ator e diretor é natural de Umbuzeiro. A carreira artística teve início nos anos 70 e ele já atuou em teatro, cinema e televisão. Formado em Letras pela UFPB, fez cursos de teatro na Dinamarca e integrou a Intrépida Trupe. Também é fundador da Escola de Teatro e Circo Piollin. Estreou no cinema no filme pernambucano “Baile Perfumado” e participou de grandes produções do cinema brasileiro, como “Carandiru: O Filme”, “Marighella” , “Irmã Dulce”. Ele faz parte do elenco da série Cangaço Novo. Luiz Carlos também já participou de novelas
Esses são apenas alguns dos talentos que fazem da Paraíba um celeiro de grandes artistas, que brilham nas telas do Brasil e levam o nome do estado para o mundo. Com sua dedicação, talento e paixão pela arte, esses atores continuam a encantar e emocionar o público, consolidando-se como verdadeiros ícones do cenário audiovisual brasileiro.
Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Polêmica Paraíba