Prazer sexual

SEXO NA MENOPAUSA: saiba como melhorar a vida sexual durante essa fase da vida 

Veja algumas dicas para contornar os desafios do período e redescobrir o prazer após a menopausa.

Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

Durante a menopausa as mulheres experimentam uma série de mudanças físicas, hormonais e emocionais, que podem afetar a vida sexual. No entanto, isso não é uma regra. É possível estar na menopausa, poder desfrutar da intimidade com o parceiro e preparar aquele sexo picante.

Veja algumas dicas para contornar os desafios do período e redescobrir o prazer após a menopausa.

Lubrificante x Hidratante vaginal: aliados contra o ressecamento

Há cosméticos íntimos que podem auxiliar nesta etapa da vida, como é o caso dos lubrificantes e do hidratante vaginal.

A diferença entre os dois produtos está na atuação de cada um deles e nos momentos de uso. O hidratante vaginal pode ser utilizado no cotidiano, já que promove uma hidratação da região íntima, tratando o ressecamento vaginal.

Dessa forma, o hidratante é um aliado para tratar e prevenir os episódios de ressecamento vaginal. Esse produto atua formando uma barreira protetora, que em alguns casos, pode garantir a hidratação vaginal por até 72h.

Já o lubrificante possui um uso mais pontual. É recomendado durante a atividade sexual, esteja a mulher acompanhada do seu parceiro ou parceira ou sozinha, com ou sem o uso de sex toys. O lubrificante não possui a função de conferir uma hidratação prolongada, porque seu uso é apenas durante a atividade sexual.

Tratamento adequado personalizado

Existem diversos caminhos para tratar a menopausa e o mais popular é a reposição hormonal personalizada. Mas, para mulheres que não podem receber hormônio, há alternativas, como acupuntura e uso de florais.

Como aumentar o libido?

Manter um estilo de vida saudável é ideal para aumentar a libido durante a menopausa. Trata-se de um conjunto de ações que podem melhorar o seu dia e a sua qualidade de vida:

Prática de atividade física

Da mesma forma que a alimentação equilibrada colabora diretamente com o bem-estar e alívio de alguns sintomas da menopausa, a atividade física é uma boa aliada. Em ambos os casos, os efeitos positivos na saúde mental e na autoestima da mulher podem colaborar com o aumento da libido.

Relaxe

O estresse é o inimigo da libido na menopausa. O tempo para si mesmo é a base para poder passar tempo com outra pessoa. 

Falar é ouro

Converse com seu parceiro ou parceira. Porque ele tem o direito de saber o que está acontecendo dentro de você e por quê e talvez esteja passando pelo mesmo.

Se tem vontade, faça!

A vagina é um músculo que quer ser usado. Você pode fazer isso sozinho – o que não significa que um parceiro não lhe dê prazer. 

Fortaleça seu assoalho pélvico

Um assoalho pélvico forte é importante para o fluxo sanguíneo e, portanto, para o prazer, uma bexiga, útero e vagina saudáveis. Aprenda a fazer os exercícios do assoalho pélvico corretamente.