programas inéditos

SescTV apresenta episódio inédito da série Movimento Violão com Thanos Mitsalas

O SescTV exibe no dia 10/11, terça, às 20h, o novo episódio da série Movimento Violão, gravado no Sesc Bom Retiro, que conta com a apresentação do violonista e arranjador grego Thanos Mitsalas. O repertório do concerto  traz um panorama da carreira do violonista Sérgio Assad, desde 1980 até hoje. A curadoria é de Paulo Martelli e a direção para TV, de Flávio N. Rodrigues. Os programas inéditos apresentam concertos com músicos nacionais e internacionais, explorando toda a versatilidade do violão. (Assista em sesctv.sescsp.org.br/noar).

O SescTV exibe no dia 10/11, terça, às 20h, o novo episódio da série Movimento Violão, gravado no Sesc Bom Retiro, que conta com a apresentação do violonista e arranjador grego Thanos Mitsalas. O repertório do concerto  traz um panorama da carreira do violonista Sérgio Assad, desde 1980 até hoje. A curadoria é de Paulo Martelli e a direção para TV, de Flávio N. Rodrigues. Os programas inéditos apresentam concertos com músicos nacionais e internacionais, explorando toda a versatilidade do violão. (Assista em sesctv.sescsp.org.br/noar).

Entre acordes e depoimentos, o violonista e compositor Sergio Assad conta que está orgulhoso pelo interesse que Thanos Mitsalas tem por sua obra. “Há mais de 20 anos ele estuda minhas composições e fez dois discos dedicados à minha música. Ele é um violonista ímpar, de um virtuosismo que excede. É uma felicidade que ele esteja tocando as músicas que eu escrevo”, diz o músico.

Mitsalas admite que é um grande fã de Sérgio Assad e do Duo Assad, suas músicas e discografia há 25 anos. “Toco suas músicas desde 1994, Sérgio é uma inspiração, extremamente importante para a música mundial, e a maioria dos violonistas e músicos apreciam sua obra”, explica. Segundo Mitsalas, a discografia de Sérgio também é uma herança para o universo musical.

Thanos Mitsalas

Nascido em Naoussa (Grécia), o violonista está constantemente conquistando o reconhecimento por ser um dos principais artistas de classe mundial de sua geração. Sua musicalidade diversa e perfeccionismo já renderam elogios do público e da crítica. Por meio de sua extensa devoção ao estudo e execução da música de Sergio Assad, Thanos conseguiu ser considerado pelo grande mestre brasileiro como um dos melhores intérpretes de suas obras.

Thanos iniciou aulas de música no The New Conservatory of Thessaloniki, onde se graduou com as maiores honras em 1989 (16 anos) , supervisionado pelo guitarrista e professor Costas Cotsiolis. Ele cursou pós-graduação na Hochschule fur Music Cologne / Aachen com o professor Thomas Muller Pering (graduou-se em 1994 com as maiores honras) e finalmente na prestigiosa Juilliard School em Nova York com a professora Sharon Isbin.

Durante seus estudos de pós-graduação, ele também frequentou várias masterclasses com importantes mestres como Leo Brouwer, Pepe Romero, David Russel, Roberto Aussel e outros.

Thanos também gravou um recital solo completo para o National Television Network Radio grega, aos 14 anos, mesma idade em que fez sua estréia como solista de orquestra. Sua estreia internacional aconteceu dois anos mais tarde, na Polônia, onde ele conseguiu ser o mais jovem vencedor do Concurso Outono Silésia. Naquela época executou o Concerto d e Aranjuez de Rodrigo com tanto brilhantismo , que críticos e listas de especialistas o elogiaram como um excepcional próximo guitarrista de classe mundial. Thanos ganhou vários outros prêmios e distinções em importantes concursos internacionais como Stotsenberg (Parkening) International Guitar Competition (EUA), Volos International Guitar Competition (Grécia) e Sinaia International Guitar Competition (Romênia), entre outros

O Violonista já se apresentou em salas de música de prestígio como Alice Tully Hall – Lincoln Center de NY, Merkin Hall – NY, Pall Hall – Lincoln Center de NY, Hancock Auditorium (Los Angeles), Queen’s Grand Theatre de Zhengzhou (China), Teatro Comico Principal de Córdoba, Sala de Concertos de Atenas (Megaron of Music), Sala de Concertos Thessaloniki (Megaron of Music),  etc.

Além de suas atividades performáticas Thanos leciona no Conservatório Estadual da Grécia ( Thessaloniki ), como professor convidado, e em muitos festivais internacionais de música, escolas-universidades de música ou academias de música de verão.

Desde 2008  o músico vem se dedicando intensamente à obra de Sergio Assad, que inspira  todo o repertório do recital: Seis brevidades – chuva, Seis brevidades – tarde, Seis brevidades – feliz, Seis brevidades – ginga, Seis brevidades – cantiga, Seis brevidades – saltitante, Fantasia carioca, Eli’s portrait, Valseana – prelúdio, Valseana – tocatina, Toccata – Sands portrait, Farwell – Summer Garden Suite  e Seikilos Epitaphs Fantasy .

Após 17 anos de apresentações ininterruptas, o Movimento Violão consolida seu objetivo primordial de criar um acervo diversificado do violão atual. Os shows realizados nas unidades do Sesc ao longo dos anos inspiraram a gravação de nove temporadas da série. Presente no imaginário popular e materializado em nossa cultura, o violão é, sem dúvida, um instrumento que protagonizou alguns dos maiores momentos da performance musical do Brasil e revelou gerações de músicos. Em programação inédita, os episódios da série Movimento Violão contam com as participações de João CamareroPedro AguiarCainã CavalcantiEdson LopesQuarteto MaoganiWarren Nicholson e Thanos MitsalasAssista também em sesctv.org.br, a qualquer hora, gratuitamente e sem necessidade de cadastro.

 

Fonte: Assessoria
Créditos: Polêmica Paraíba