Conhecida por suas paisagens naturais deslumbrantes João Pessoa é a cidade do momento e está em evidência entre viajantes, uma pesquisa realizada pela plataforma de viagens Booking.com destaca que a capital da Paraíba, deve se consolidar como a terceira cidade mais procurada por turistas de todo o mundo em 2025.
Para te ajudar a saber o que fazer em João Pessoa, o Polêmica Paraíba preparou uma lista especial com um guia contendo algumas das maravilhas da nossa cidade, da Orla ao Centro Histórico, passeio diurnos e noturnos, confira a seguir o que fazer em “Jampa”.
Centro Histórico
No centro há a Praça João Pessoa, Hotel Globo, Casa da Pólvora e Centro Cultural São Francisco. Quem visita o espaço pode participar, também, de ações culturais como o “Sabadinho Bom”, projeto que leva música gratuita todos os sábados, na Praça Rio Branco.
Cachaçaria Philipeia
Coladinha com o “Sabadinho Bom”, você pode encontrar a Cachaçaria Philipeia, no beco cultural, o local é uma “parada obrigatória”, para quem visita o Centro Histórico, um recanto boêmio com ótimo atendimento e regado a diversos sabores de cachaça artesanal, cultura local e preços acessíveis. Entre os sabores de cachaça, estão: uva, caju, ameixa, umbu, melancia, além de cravo, canela, hortelã, entre outros.
Cachaçaria Philipéia, rua Braz Florentino, João Pessoa.
Vila do Porto
A casa de festas fica localizada em um antigo casarão no coração do Centro Histórico de João Pessoa, com uma vista deslumbrante do pôr-do-sol. Funciona como restaurante e bar. Cervejas, petiscos e música ao vivo embalam sua visita.
Vila Do Porto, Praça São Frei Pedro Golçalves, João Pessoa
O Parque da Lagoa
O Parque Sólon de Lucena, mais conhecido como Parque da Lagoa, é um dos principais pontos turísticos de João Pessoa. Com uma área de 35 mil metros quadrados, o espaço é uma ótima opção de lazer gratuita para toda a família. E para quem visitar a cidade nesta época natalina pode se encantar com muitas luzes, cores, formas e novidades, a exemplo da casinha do Papai Noel que leva uma magia especial ao Parque Solon de Lucena.
Museu da Cidade
Abriga a história passada e cotidiana da cidade e seu povo, promovendo exposições temporárias em várias expressões artísticas, e se utilizando de tecnologias que o tornam museu interativo. Foi criado pelo Decreto 41.707, de 13 de outubro de 2021.
O Museu funciona no prédio onde residiu o então presidente da Paraíba que deu o nome da cidade. É aberto de terça a domingo das 9 às 16h30 com visitação gratuita.
Praça da Independência, 92, João Pessoa, Brazil
Orla da Capital e suas praias exuberantes
Praia de Tambaú
A Praia de Tambaú é considerada uma das melhores de João Pessoa. O lugar costuma ser bem movimentado, já que esta é uma região onde se concentra a maior parte dos hotéis, bares e restaurantes de João Pessoa.
É na praia de Tambaú que fica os principais bares e a Feirinha de Artesanato, uma galeria a céu aberto com lojistas de roupas, acessórios de praia, doces regionais e lembrancinhas. É onde também saem os passeios de catamarã para as piscinas naturais de Picãozinho e do Seixas, onde é possível mergulhar nas águas transparentes com peixinhos coloridos quando a maré está baixa.
Areia Vermelha
Quando a maré desce, a areia surge e a praia aparece em meio ao mar. Há também a formação de piscinas naturais cercadas de corais. O segredo é ir de barco para a praia, porque se a maré subir durante a sua visita, você vai poder voltar tranquilamente para o continente.
Praia do Seixas
A Praia do Seixas é conhecida por ser o ponto mais oriental das Américas, onde os primeiros raios de sol iluminam o continente. Além de sua importância geográfica, a praia oferece águas claras e calmas, ideais para mergulho e snorkel. Os corais próximos à costa abrigam uma rica vida marinha, tornando a Praia do Seixas um destino popular para os amantes da natureza e do ecoturismo.
Barra de Gramame
A Barra de Gramame está a uns 10 minutos da Praia do Cabo Branco, possuindo uma lagoa separada do mar por longo trecho de areia fina, terminando na desembocadura do canal.