CIRURGIA

RISCOS DA LIPOASPIRAÇÃO: Após morte de influenciadora, saiba quais os perigos ao realizar o procedimento estético

(Foto: Marcelo Jr)

O Brasil ocupa o segundo lugar no ranking mundial de países que mais realizam intervenções estéticas, ficando atrás apenas dos Estados Unidos, de acordo com informações da Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica Estética.

A lipoaspiração é uma cirurgia que tem como principal objetivo remover a gordura localizada de determinadas áreas do corpo. O que inicialmente poderia ser visto como uma busca pela exaltação da beleza, agora enfrenta uma crescente preocupação devido à frequência de complicações decorrentes desses procedimentos estéticos.

Nessa última semana, a influenciadora e assistente de palco do SBT Luana Andrade, de 29 anos, morreu em consequência de paradas cardíacas sofridas durante a realização de uma lipoaspiração no joelho. O caso, que tomou conta das redes sociais, reacendeu os debates sobre os riscos da lipoaspiração. Saiba quais os perigos ao realizar a cirurgia plástica:

OS PERIGOS

  • Sangramento
    É possível, embora raro, que ocorra um episódio de sangramento durante ou após a cirurgia. Coágulos sob a pele podem retardar a cicatrização e causar cicatrizes excessivas.

 

  • Infecção
    A infecção após este tipo de cirurgia é muito rara. Se ocorrer uma infecção, pode ser necessário tratamento adicional, incluindo antibióticos ou cirurgia.

 

  • Mudanças na sensação da pele
    Mudanças temporárias na sensação da pele podem ocorrer após a lipoaspiração e geralmente desaparecem após algumas semanas ou meses.

 

  • Cicatrizes
    Embora seja esperada uma boa cicatrização após o procedimento cirúrgico, cicatrizes anormais podem ocorrer tanto na pele quanto nos tecidos profundos. Em casos raros, podem ocorrer cicatrizes anormais.

 

  • Irregularidades do contorno da pele
    Irregularidades e depressões do contorno da pele podem ocorrer após a lipoaspiração. Podem ocorrer dobras visíveis e palpáveis ​​da pele. Tratamentos adicionais, incluindo cirurgia, podem ser necessários para tratar irregularidades do contorno da pele.

 

  • Assimetria
    Uma aparência simétrica do corpo pode não ser alcançada após a lipoaspiração. Fatores como tom de pele, proeminências ósseas e tônus ​​muscular podem contribuir para a assimetria normal nas características do corpo.

 

  • Choque cirúrgico
    Em raras circunstâncias, este procedimento pode causar trauma grave, principalmente quando múltiplas ou grandes áreas são aspiradas ao mesmo tempo. Embora complicações sérias sejam raras, infecções ou perda excessiva de líquidos podem levar a problemas sérios ou até mesmo à morte. Se ocorrer choque cirúrgico após a lipoaspiração, hospitalização e tratamento adicional podem ser necessários.

 

  • Complicações pulmonares
    A síndrome da embolia gordurosa ocorre quando gotículas de gordura ficam presas nos pulmões. Esta é uma complicação muito rara e possivelmente fatal da lipoaspiração. Se ocorrer uma embolia gordurosa ou qualquer outra complicação pulmonar após a lipoaspiração, pode ser necessário tratamento adicional, incluindo hospitalização.

 

  • Efeitos a longo prazo
    Alterações subsequentes no contorno corporal podem ocorrer como resultado do envelhecimento, perda ou ganho de peso, gravidez ou outras circunstâncias não relacionadas à lipoaspiração.

 

  • Reações alérgicas
    Em casos raros, foram relatadas alergias locais a fita adesiva, material de sutura ou preparações tópicas. Reações sistêmicas, que são mais graves, podem ocorrer com medicamentos usados ​​durante a cirurgia.

Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Polêmica Paraíba