Retrospectiva tecnológica - Os 10 lançamentos que marcaram 2015

Novidades em aplicativos, serviços, sistemas operacionais, funcionalidades e recursos despertaram a curiosidade dos internautas em 2015 e conquistaram fãs no mundo da tecnologia. Marcado por inovações, o ano contou com uma série de movimentações interessantes para o mercado que beneficiaram os usuários. Confira, abaixo, o top 10 de lançamentos mais importantes do período:

Periscope
Para fortalecer sua característica de plataforma em tempo real, o Twitter apresentou em março o Periscope, aplicativo para streaming de vídeos. A experiência de acompanhar e promover transmissões ao vivo direto do smartphone foi uma aposta da companhia como parte de sua estratégia para ampliar a base de usuários. Inicialmente disponibilizado em iOS, o serviço logo chegou para o Android e atingiu a marca de 10 milhões de usuários apenas quatro meses após o lançamento. No início de dezembro, o app foi eleito o melhor do ano pela Apple.

periscope

Vídeos em 360º no YouTube e Facebook
O YouTube cumpriu sua promessa e passou a suportar vídeos em 360 graus em março. Os usuários da plataforma passaram a assistir conteúdos imersivos em primeira pessoa usando controles de smarthone e tablets Android e no computador, usando o mouse para mudar os pontos de vista e explorar diferentes ângulos capturados. O recurso, parecido com a navegação do Google Maps, empolgou produtores e marcas, que usaram a alternativa como nova oportunidade para se conectar ao público. Na briga por visualizações, o Facebook, que tem dado cada vez mais protagonismo aos vídeos publicados de maneira nativa na timeline, introduziu a funcionalidade em setembro, para navegadores e dispositivos móveis.

Windows 10
Em julho, a Microsoft apresentou seu muito aguardado Windows 10, quase três anos após o lançamento do último sistema operacional. Disponibilizado simultaneamente em 190 países, a atualização gratuita chegou para usuários do Windows 7, Windows 8.1 e Windows Phone 8.1. Até novembro, mais de 110 milhões de dispositivos já tinham sido atualizados, superando recordes da história da companhia. Entre as novidades apresentadas, o Windows 10 trouxe a assistente virtual Cortana aos computadores, resgatou o menu Iniciar, lançou o navegador Microsoft Edge e reformulou o antivírus nativo Windows Defender e criou a função de multitasking, que possibilita a criação e o gerenciamento de múltiplos desktops.

Apple Music
O aguardado serviço de streaming de músicas por assinatura da Apple chegou ao Brasil em julho. Chamada de Apple Music, a novidade combina rádio online, download e reprodução de músicas em uma única ferramenta, fórmula já consagrada por concorrentes como Spotify e Deezer. O aplicativo também incorpora o Beats Music, serviço criado pelo produtor Jimmy Iovine e o rapper Dr. Dre e comprado pela companhia de tecnologia há um ano. O lançamento do serviço também foi uma quebra de paradigma para a empresa, já que, pela primeira vez, a Apple disponibilizou uma de suas ferramentas na Google Play, loja de aplicativos do sistema operacional do concorrente Android. Há dois pacotes disponíveis: o individual, por US$ 5, e o família, de US$ 8, que permite que até seis pessoas usem o conteúdo.

Alphabet
No início de agosto, os criadores do Google, Sergey Brin e Larry Page, anunciaram a formação da Alphabet, holding que passou a agrupar os negócios pertencentes à companhia. Desde que foi criada, ainda como um buscador, em 1998, a empresa diversificou muito sua a área de atuação, com iniciativas relacionadas ao bem-estar e à saúde. A reformulação na estrutura corporativa mudou as operações de maneira sem precedentes. Com a mudança, a Google Inc. – responsável pelos serviços como buscador, Gmail, Chrome, YouTube e Android – passa a atuar como uma subsidiária, sob o comando de Sundar Pichai, antigo vice-presidente de produtos da empresa.

iPhone 6S e 6S Plus
Em setembro, a Apple realizou seu tradicional evento anual para apresentar seus novos iPhones: 6s e 6s Plus. O destaque dos modelos está na câmera traseira, com resolução de 12 megapixels e capaz de filmar em 4K (ultra alta definição). Os novos smartphones possuem, ainda, tecnologia 3D touch, que aciona funções diferentes nos aplicativos dependendo da intensidade do toque na tela, e são equipados com o A9, processador de terceira geração 64-bit, 70% mais rápido que o A8, usado nos dois últimos modelos da Apple. Em apenas três dias, a companhia registrou a venda de 13 milhões de unidades, o que representa recorde absoluto na história da marca. Com o bom desempenho e feedback dos usuários, os lançamentos chegaram a mais de 130 países. No Brasil, os aparelhos desembarcaram apenas dois meses depois, custando até R$ 4.899.

Iphone 6s

Android Marshmallow
A versão 6.0 do sistema operacional para dispositivos móveis da Google passou a ser liberada gradativamente em outubro. A edição Marshmallow trouxe melhorias na usabilidade e interface e apresentou novidades ligadas a funcionalidades como Now On Tap, atalho que traz informações sobre o que o usuário está assistindo ou lendo no momento, e o Direct Share, opção de compartilhamento de arquivos de forma rápida. O serviço também armazena as pessoas e apps mais usados para troca de informações e os exibe diretamente. A otimização da opção de economia de bateria foi requisitada pelos usuários, e agora o sistema não permite mais que aplicativos que estão rodando em segundo plano consumam energia.

Moments, do Twitter
Em um de seus projetos mais ambiciosos, o Twitter apresentou em outubro o Moments, funcionalidade criada para organizar os melhores conteúdos publicados na rede social. O Brasil foi o segundo mercado a receber a novidade, no mês seguinte, e passou a contar com uma equipe de profissionais com formação em jornalismo dedicada a realizar a curadoria de narrativas a partir de tuítes, fotos, Vines, vídeos e GIFs postados pelos usuários. A iniciativa é uma aposta para manter os tuiteiros dentro da plataforma enquanto consomem informações distribuídas em categorias como ‘Notícias’, ‘Entretenimento’, ‘Esportes’ e ‘Diversão’, que agrega os memes do microblog. O canal também representa uma oportunidade de receita para o Twitter, com os “Promoted Moments”. Marcas como Johnny Walker, Coca-Cola, Nissan e Tim foram as primeiras a testar o recurso.

Globo Play
Em novembro, a Globo entrou efetivamente na disputa pelo mercado de consumidores de vídeos sob demanda, com a intenção de ser vista como plataforma de streaming. A emissora seguiu a tendência de oferecer novas experiências para consumo de TV e passou a disponibilizar toda sua programação ao vivo, além de atrações de seu acervo para múltiplas plataformas, como smartphone, tablets, desktops e TVs conectadas. O acesso a trechos de programas de jornalismo, esporte e entretenimento da emissora é gratuito, enquanto para conferir conteúdos na íntegra é cobrada assinatura de R$ 12,90 por mês. Em menos de três dias, o aplicativo ultrapassou a marca de 1 milhão de downloads para Android e iOS. Na área de negócios, o lançamento representa novos espaços de publicidade para anunciantes e agências, como mídias pre-roll – que são apresentadas antes dos títulos, como acontece no YouTube.

Instant Articles, do Facebook
Funcionalidade apresentada de maneira global em maio, os Instant Articles chegaram ao Facebook na América Latina em dezembro. A ideia é que a rede social hospede conteúdo multimídia diretamente no feed de notícias de sua plataforma. Com isso, os usuários não precisarão sair da rede social para acessar determinadas matérias. No Brasil, parceiros como Adoro Cinema, Bolsa de Mulher, Capricho, Catraca Livre, Esporte Interativo, Estadão, Exame, G1, M de Mulher, R7, Veja e Veja SP estrearam a novidade. A leitura em dispositivos móveis passou a ter uma série de artifícios interativos, como a possibilidade de ampliar o texto, explorar fotos em alta definição e vídeos complementares reproduzidos de maneira automática, além de mapas interativos e comentários sobre trechos específicos dos artigos – a exemplo do que o Medium já faz.

Fonte: Comunique-se