Começou neste sábado (4) o novo plano de racionamento de água nas cidades abastecidas pelo manancial Coremas/Mãe D’Água. O racionamento foi iniciado às 5h deste sábado e vai até as 5h da segunda-feira nas cidades de Cajazeirinhas, Pombal, Vista Serrana, Paulista, Catolé do Rocha, Brejo do Cruz, Belém do Brejo do Cruz e São Bento.
A medida foi tomada em conjunto entre Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa), Agência Executiva de Gestão das Águas (Aesa) e Companhia de Água e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern), diante da falta de chuvas na bacia hidrográfica do Coremas/Mãe D’Água, o que deixou a barragem sem condições de operação.
O açude de Coremas/Mãe D’Água está com apenas 4,6% de sua capacidade, que é 567,9 milhões de metros cúbicos.
Período chuvoso
A partir deste mês começa o período de chuvas para o Semiárido paraibano (Alto Sertão, Sertão, Cariri e Curimataú) e a previsão é de chuvas satisfatórias e os açudes dessas regiões poderão receber um bom volume de água. Segundo a meteorologista Marle Bandeira, em janeiro, pré-estação, e início de fevereiro é normal ocorrer maior variabilidade das chuvas devido ao tipo de sistemas meteorológicos atuantes, com uma convergência mais favorável a partir do mês de março.
Fonte: Jornal da Paraíba