Sucesso

Público aprova primeira edição do São João Paulo e festa deve entrar para o calendário de eventos da capital paulista

A primeira edição do São João Paulo, realizado de 31 de julho a 06 de agosto, na capital paulista, recebeu aprovação do público que compareceu ao Ibirapuera. Nesta terça-feira, 08, o Observatório do Turismo e Eventos da Prefeitura de São Paulo divulgou o resultado de uma pesquisa prévia, realizada durante o evento que levou a tradição dos festejos juninos do Nordeste para a maior cidade do país. O resultado da pesquisa ratifica a proposta do Poder Legislativo, que quer a inclusão da festa no calendário oficial de eventos do Município.

Foto: Assessoria

A primeira edição do São João Paulo, realizado de 31 de julho a 06 de agosto, na capital paulista, recebeu aprovação do público que compareceu ao Ibirapuera. Nesta terça-feira, 08, o Observatório do Turismo e Eventos da Prefeitura de São Paulo divulgou o resultado de uma pesquisa prévia, realizada durante o evento que levou a tradição dos festejos juninos do Nordeste para a maior cidade do país. O resultado da pesquisa ratifica a proposta do Poder Legislativo, que quer a inclusão da festa no calendário oficial de eventos do Município.

Conforme o documento divulgado pelo Observatório do Turismo e Eventos, a nota geral do público ficou em 9,1 e 98,8% dos participantes declararam que pretendem voltar, em uma futura edição. “Os números são impressionantes, mas, atestam exatamente aquilo que pensávamos quando idealizamos esse evento. E aumenta nossa responsabilidade para realizar uma nova edição, em 2024”, comemora o empresário Jomário Souto, diretor da Medow Entretenimento e Cultura, empresa realizadora do evento, em parceria com a Prefeitura de São Paulo.

O documento divulgado nesta terça-feira revela que 81,4% do público era formado por moradores da cidade de São Paulo; 15,4% eram habitantes da Grande São Paulo; e 1,4%, do interior do Estado. Entre os frequentadores da Grande São Paulo, cerca de 3% são da cidade de Guarulhos e 2%, de Osasco.

Mais de 45% do público são da Zona Sul de São Paulo; 17,3% são moradores da Zona Leste; 14,4% da Zona Oeste; 11,9% da Zona Norte; e 11,3%, do Centro. Da Zona Sul, cerca de 4,5% dos visitantes são da Vila Mariana e 3,8%, do Jabaquara. O público do evento era majoritariamente feminino, com 72% de mulheres. A faixa etária predominante é de 30 a 49 anos, totalizando 60,4%. A média geral de gastos no evento ficou em R$ 87,80.

O São João Paulo foi realizado em parceria entre a Prefeitura de São Paulo, por meio das secretarias de Turismo e de Cultura; e a Medow Entretenimento e Cultura, empresa de Campina Grande, especializada na montagem de estrutura, captação e realização de eventos. A proposta do evento foi levar uma amostra dos festejos juninos do Nordeste para São Paulo, cidade com o maior número de nordestinos fora do Nordeste.

O resultado da pesquisa credencia os organizadores a já iniciarem os preparativos para a segunda edição, em 2024. Durante o encerramento da festa, no último domingo, um grupo de vereadores visitou o Ibirapuera e se encantou com a estrutura, a programação e a participação popular. Diante do que testemunharam, anunciaram que vão propor a inclusão do São João Paulo no calendário oficial de eventos da cidade de São Paulo. O secretário de Turismo do Estado de São Paulo, Roberto de Lucena, também visitou o evento e demonstrou interesse no apoio às próximas edições.

“A repercussão do evento foi a melhor possível. Para o próximo ano, já fomos contatados por representantes dos Estados, que querem ser parceiros na realização da próxima edição do evento”, completou Jomário Souto, que creditou o sucesso da festa ao público e à parceria com a Prefeitura de São Paulo. “Só temos a agradecer ao prefeito Ricardo Nunes e aos secretários Rodolfo Marinho (Turismo) e Aline Torres (Cultura), por terem acreditado no projeto. Fizemos história”, concluiu Jomário.

Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Polêmica Paraíba