BRASÍLIA – A Polícia Rodoviária Federal (PRF) registrou 84 mortes nas estradas federais em todo país entre sexta-feira e ontem. Segundo balanço da Operação Finados divulgado nesta terça-feira, nos últimos quatro dias houve um total de 1.141 acidentes, sendo 690 graves, com 1.066 pessoas feridas.
A PRF realizou 32.198 testes de bafômetro: 805 motoristas foram flagrados dirigindo após ingerir bebida alcoólica, e 107 deles, além de autuados, foram presos e encaminhados à delegacia. Os radares detectaram 45.144 motoristas trafegando acima da velocidade permitida.
A PRF informou que o planejamento das atividades para operação levou em consideração a análise de dados estatísticos com o levantamento dos horários e trechos críticos de acidentes de trânsito.
“As fiscalizações priorizaram temas como velocidade, alcoolemia, ultrapassagens indevidas e motocicletas, principais elementos encontrados nos registros de acidentes graves, que são aqueles que têm, pelo menos, um morto ou um ferido grave”, diz a nota.
Ainda de acordo com o balanço, as ações de fiscalização foram antecipadas e complementadas por ações de educação para o trânsito – campanhas educativas, palestras, vídeos e visitas a empresas e instituições – alcançando 12.774 pessoas.
No ano passado, o dia 02 de novembro caiu no domingo e não houve feriado prolongado, o que impossibilita uma comparação dos números registrados entre 2014 e 2015.
Fonte: O Globo