A Prefeitura de Cajazeiras, através dos agentes de combate a endemias começou a adotar uma nova medida para combater o mosquito Aedes Aegypti. Desta vez, a aposta é em um pequeno peixe de laboratório que, ao ser colocado em reservatórios domiciliares, se alimenta das larvas do mosquito.
A nova alternativa no combate à dengue chamou a atenção da administração municipal e a prefeita Denise Albuquerque determinou que os peixinhos fossem distribuídos para a população de Cajazeiras. Nesta quinta-feira (28), os moradores do Conjunto Ronaldo Cunha Lima receberam 2.500 alevinos e na ocasião, os agentes de endemias explicaram para a população como lidar com a nova medida.
Distribuição de peixes foi iniciada nesta quinta
A prefeita Denise está muito animada com a nova medida e já convocou a Secretaria de Saúde de Cajazeiras para intensificar a distribuição dos peixinhos que podem ser uma revolucionária alternativa no combate a dengue, zika e chikungunya no município.
Reticulata, mais conhecido como “Barrigudinho”. É um peixe que não mede mais do que quatro centímetros quando adulto e se alimenta das larvas do mosquito.
Assim sendo, os peixes terão um papel fundamental para barrar a procriação do Aedes Aegypti dentro dos reservatórios domiciliares da população, colaborando nesta luta contra o mosquito.
Entretanto, é importante entender que as outras armas de combate, como manter quintais e jardins limpos e sem água parada continuam. O peixe “Barrigudinho” vai ajudar no combate a proliferação, mas os cuidados devem permanecer.
Fonte: Diário do Sertão