O prefeito de Patos, Dinaldinho Wanderley (PSDB), autorizou que o Departamento de Controle do Espaço Aéreo, subordinada ao Comando da Aeronáutica, a implantar uma torre de uma estação VHF, destinada a fazer parte do Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro. A obra está avaliada em aproximadamente R$ 2,6 milhão.
O sistema controla a utilização do espaço aéreo de aeronaves e outros equipamentos de navegação aérea, exercendo um controle do tráfego aéreo. A data de instalação do equipamento ainda não foi divulgada pela Departamento de Controle.
De acordo com Dinaldinho Wanderley, a Prefeitura de Patos garantiu a cessão de uso de um terreno (área de 455m²) nas condições solicitadas pela Comissão de Instalação de Controle do Espaço Aéreo (Ciscea), localizado nas proximidades do Aeroporto Brigadeiro Firmino Ayres; enquanto o Governo Federal os demais investimentos. O acordo foi firmado no início deste ano.
A instalação desse equipamento, segundo o prefeito de Patos, deve antecipar a implantação de linhas aéreas que servirão a região, quando for realizada a reforma do aeroporto Brigadeiro Firmino Ayres, prevista pelo Governo Federal. A novidade terá papel importante no processo de regionalização do tráfego aéreo na região.
Dinaldinho Wanderley lembrou que o aeroporto de Patos está inserido no Plano de Aviação Regional da Secretaria de Aviação Civil (SAC), que contempla a modernização de aeroportos. A iniciativa contempla a reforma, ampliação e modernização do novo aeroporto regional de Patos. “Com isso, estamos dialogando com a SAC e a Ciscea para garantir abastecimento e melhorias”, destacou o prefeito, acrescentando que, caso o Governo do Estado não tenha interesse na manutenção, a Prefeitura aceita a municipalização.
Modernização – O deputado federal Hugo Motta (PMDB) disse que esteve com o ministro dos Transportes, Maurício Quintela, neste mês e que ele garantiu a aplicação de investimentos na ordem de R$ 20 milhões para a reforma do Aeroporto Regional de Patos. Segundo Motta, Quintela garantiu que o processo licitatório será realizado neste ano. “o ministro disse que o projeto está pronto e falta apenas ir para a licitação”, concluiu.
Créditos: Click PB