A cantora Gil Mendes lançou uma música com a participação de Naiara Azevedo que resultou em uma repercussão negativa e uma nota de repúdio do Conselho de Enfermagem da Paraíba (Coren-PB). O motivo? A interpretação equivocada do termo “enfermeira” na canção “Boqueira”.
Gil Mendes, que também é digital influencer, chegou a chorar ao fazer um desabafo sobre o assunto. A artista afirmou que recebeu muitas ofensas e até ameaças. Ela chegou a chorar enquanto gravava o vídeo.
Após o episódio, a artista resolveu regravar o material que já estava em processo de produção e alterar a letra da canção. A palavra “Enfermeira” que gerou toda polêmica foi substituída por “Barraqueira”.
Entenda a Polêmica
Tudo começou com uma nota de repúdio publicada nos canais oficiais do Coren-PB contra a música “Boqueira”, da cantora Gil Mendes, que tem participação de Naiara.
Em um trecho, a canção diz: “O que eu quero é que ele pegue uma ‘boqueira’ e que a rapariga não seja enfermeira”. O contexto dá a entender que quem está cantando é uma mulher traída. Ela deseja uma ‘boqueira’ (termo usado para fazer referência a doença bucal) e que a pivô da traição não seja enfermeira, dando a entender que ele ficaria sem cuidados.
O trecho incomodou o Conselho regional da categoria, que resolveu se manifestar. O órgão diz que a música estaria associando os profissionais de enfermagem a “uma imagem pejorativa”. A nota diz ainda que a letra “reduz o trabalho realizado pelas enfermeiras, incitando o preconceito”.
Na própria publicação, alguns seguidores da página do Coren-PB concordaram com a nota. Já outros disseram que houve uma “má interpretação de texto” e que a letra não denigre imagem de nenhuma categoria.
Fonte: Portal T5
Créditos: Portal T5