A Polícia Federal, com o apoio do Ministério da Previdência Social, por meio da Força Tarefa Previdenciária do Estado da Paraíba, investiga quadrilha que atuava, através do Sindicato dos Trabalhadores Rurais no município de Natuba, no Agreste paraibano, na emissão fraudulenta de documentos exigidos pelo INSS para a concessão de benefícios previdenciários.
Declaração de exercício de atividade rural e contratos de cessão de terras pelos proprietários rurais, além da filiação extemporânea dos interessados junto ao próprio sindicato são algumas das fraudes.
Levantamentos apontaram a utilização fraudulenta de quatro pequenas propriedades rurais para a concessão de oitenta e seis benefícios previdenciários.
As estimativas iniciais feitas pelo Ministério da Previdência Social indicam que as ações criminosas produziram um prejuízo aos cofres públicos na ordem de R$ 880 mil.
Estão sendo cumpridos na manhã desta sexta-feira, 18, quatro mandados de busca e apreensão no município de Natuba, com o objetivo de combater e desestruturar a referida organização criminosa, com atuação no Estado da Paraíba, que fraudava a concessão de benefícios previdenciários.
Participam da ação vinte policiais federais.
Os investigados responderão pelos crimes de Organização Criminosa, Falsificação e Uso de Documentos e Estelionato.