anticoncepcional

Pesquisadores desenvolvem método anticoncepcional injetável para homens

injecao-vacina-anticoncepcional-1477657402233_615x300

As pesquisas sobre métodos contraceptivos para os homens têm avançado a passos largos. Há, cada vez mais, evidências de que, em um futuro próximo, as mulheres não serão as únicas responsáveis no controle de fecundidade do casal. Um estudo publicado no “Journal of Clinical Endocrinology and Metabolism” mostra que é possível desenvolver um anticoncepcional masculino injetável. A injeção foi testado por um braço da Organização Mundial de Saúde e pela Faculdade de Medicina Oriental da Virginia, nos Estados Unidos.

— Neste estudo, associou-se um progestágeno (hormônio) que permitiu redução da dose da testosterona com bons resultados no controle contraceptivo. Mas alguns efeitos colaterais ainda foram observados, principalmente relacionados a alteração de humor — observa o urologista Carlos Watanabe, do Instituto Aliança, que acredita que o estudo ainda deve ser aperfeiçoado.

Para a ginecologista Mayra Fontainhas, do Hospital Oeste D’Or, o método contraceptivo viável seria uma ótima notícia não só para os homens, mas para o casal também.

— A mulher não carregaria sozinha a responsabilidade de uma gravidez. Além disso, tem mulheres que não fazem uso de método contraceptivos por contraindicação médica e dependem do parceiro. Seria uma divisão de responsabilidades.

 

Fonte: extra glo