Na terça-feira (8/5), Cannes estenderá o tapete vermelho, iniciando o maior festival de cinema do mundo. Durante 12 dias, as diferentes seções do evento abrigarão tudo o que de mais avançado estiver em produção ou tiver sido produzido no último ano. E, então, no sábado (19/5), o júri presidido pela atriz Cate Blanchett outorgará a Palma de Ouro. Quem vai levar?
O festival ainda nem começou para avaliar tendências, mas depois da polêmica com a Netflix, no ano passado, o 71º Festival de Cannes não se anuncia menos controverso. Uma pendência judicial ameaça a seleção oficial de 2018 e só será resolvida por um tribunal de Paris na segunda-feira (7/5).
O festival selecionou como filme de encerramento The Man Who Killed Don Quixote, de Terry Gilliam. O título, porém, pode não ser exibido por conta de um pedido de interdição do produtor português Paulo Branco, parceiro do diretor no começo do projeto e afastado posteriormente. Agora, ele tenta recuperar seus direitos.
Cannes – leia-se o delegado Thiérry Fremaux e o diretor geral Pierre Lescure – divulgou nesta segunda-feira (30/4) uma nota irada acusando Branco de voltar-se contra Cannes e tudo o que o festival significa como liberdade de expressão.
O Brasil participa da seleção oficial, fora de concurso, com Cacá Diegues (O Grande Circo Místico). O festival também baixou uma norma: selfies não serão tolerados no tapete vermelho. Quem insistir, terá o celular confiscado.
Fonte: Metrópoles
Créditos: Agência Estado