Gratuito

OSUFPB faz a estreia da temporada 2025 com concerto de carnaval

A OSUFPB volta aos palcos para a sua temporada de 2025 com grande concerto de carnaval, trazendo como convidada a 5 de Agosto Big Band.

OSUFPB faz a estreia da temporada 2025 com concerto de carnaval

A OSUFPB volta aos palcos para a sua temporada de 2025 com grande concerto de carnaval, trazendo como convidada a 5 de Agosto Big Band. O evento ocorrerá excepcionalmente nesta quinta-feira, 20 de fevereiro, no Teatro Paulo Pontes, às 20h00. Ou seja, quebrando a tradição da sexta-feira na Sala Radegundis Feitosa por conta da grande expectativa de público.

A entrada é gratuita mediante a distribuição de senhas, que acontecerá a partir das 18h45, na bilheteria do teatro.

Doação de livros infantis

Em seus concertos populares, a OSUFPB vem procurando dar uma contribuição social a partir de seus eventos, pedindo ao público que faça doações para comunidades de vulnerabilidade social. Desta vez é sugerida a doação de livros infantis paradidáticos para serem destinados ao Maracatu Nação Pé de Elefante, que dá assistência às comunidades de Costa do Sol, em Mangabeira Oito, e do do Porto do Capim, no bairro do Varadouro, aqui na capital paraibana.

Garanta sua cadeira

A administração da OSUFPB orienta seu público a chegar cedo para garantir seu lugar, uma vez que não poderá entrar mais ninguém depois que o teatro Paulo Pontes estiver com todas as suas cadeiras ocupadas.

A distribuição de senhas começará às 18h45 na bilheteria do teatro e as portas estarão abertas às 19h30. Então é importante que chegue cedo para pegar a sua senha que dará direito à entrada.

Parcerias que traduzem folia

Para este concerto, a OSUFPB convidou a 5 de Agosto Big Band, que é uma formação especial composta a partir da Banda de Música da Prefeitura Municipal de João Pessoa. O resultado da união desses dois grupos dá ao concerto uma sonoridade que fará soar, de forma muito especial, as canções tradicionais de nosso carnaval nordestino. A junção dos sopros da Big Band com as cordas da OSUFPB traduzem o conceito sinfônico desejado.

Para cantar as canções, foi convidado o premiado cantor paraibano Ricardo Ribeiro. A regência do concerto será compartilhada entre os maestros Carlos Anísio de Rogério Borges, este como maestro oficial da 5 de Agosto Big Band.

O repertório deste concerto é uma verdadeira celebração ao que há de mais tradicional no carnaval nordestino, traduzindo assim a proposta da OSUFPB de dialogar amplamente, e de forma respeitosa, com a música brasileira em sua dimensão mais popular, como manda a boa tradição carnavalesca.

A 5 de Agosto Big Band traz uma homenagem especial a Alceu Valença, tocando frevos que se popularizaram na voz desse amado cantor e compositor pernambucano.

Na sequência, a OSUFPB e a Big Band tocam um repertório especialmente arranjado para o deleite dos cantores da plateia. São canções populares do carnaval de Salvador, que serão executadas em forma de karaokê, cujas letras serão projetadas para que todos cantem. Esta é uma experiência que foi vivida no concerto carnavalesco do ano passado, que encantou a plateia, e que será repetida este ano.

A terceira parte do concerto traz um repertório que representa uma verdadeira consagração da tradição carnavalesca de Pernambuco, com frevos que soam no inconsciente coletivo de quem ama o carnaval de nossa região. São frevos do Maestro Duda, de Levino e Nelson Ferreira, de Capiba, passando ainda pelo hino das Muriçocas de Miramar, e terminando, é claro, com o frevo mais apoteótico de nosso carnaval, que é Vassourinhas, de Matias da Rocha e Joana Baptista Ramos.

A 5 de Agosto Big Band

A Big Band 5 de Agosto, uma orquestra integrante da banda de música de João Pessoa, tem como objetivo promover a música e os artistas do nordeste, além de acompanhar artistas nacionais. Já tocou com vários artistas locais e nacionais, como Daniel Boaventura, Sandra Sá, Alcione, Joana, Heleno Feitosa (Costinha), Amanda Cunha, Polyana Resende, Renata Arruda, Diana Miranda, entre outros. Também gravou um DVD com o pianista e compositor mineiro Wagner Tiso.

Neste espetáculo, apresentará uma amostra de um show chamado “Mestre Alceu”, com frevos que alcançaram grande sucesso na sua interpretação, particularmente os de Carlos Fernandes e J. Michilles. Vamos compartilhar o palco com o artista da Paraíba Ricardo Ribeiro.

A OSUFPB

A OSUFPB é um equipamento cultural da UFPB pertencente ao Centro de Comunicação, Turismo e Artes e ligado aos Departamentos de Música e Educação Musical da instituição. A Orquestra tem finalidades pedagógicas que envolvem professores e alunos da UFPB, além de contribuir para a formação de plateia para o público pessoense. Atualmente conta vinte e um músicos fixos – todos de cordas – e com a participação eventual de professores e alunos dos cursos de música da UFPB, além de colaboradores voluntários da cena sinfônica paraibana.

Fonte: UFPB
Créditos: Polêmica Paraíba