Músicas de Vivaldi, Chaplin, Luiz Gonzaga, Alceu Valença e Luiz Ramalho fazem parte do repertório do concerto de encerramento do primeiro semestre da temporada 2023 da Orquestra Infantil da Paraíba e do Coro Infantil da Paraíba. Será neste domingo (18), às 16h, na Sala de Concertos Maestro José Siqueira, no Espaço Cultural, em João Pessoa, com participação especial do Coral Ladies. A entrada é gratuita.
A apresentação começa com os músicos da Orquestra Infantil da Paraíba, sob a regência do maestro Marcelo Vasconcelos, que vão tocar “Canções que minha mãe me ensinou”, do compositor tcheco Antonín Dvorak; “Lua Branca”, música da instrumentista e maestrina carioca Chiquinha Gonzaga; “Smile”, do ator e músico inglês Charles Chaplin; “Let it be”, do ex-Beatles John Lennon; “Foi Deus quem fez você”, de autoria do compositor paraibano Luiz Ramalho; e “Luiz Gonzaga para OIPB”, com músicas de Luiz Gonzaga. Os arranjos são de Norma Romano e Marcelo Vasconcelos.
Em seguida, sob a regência do maestro João Alberto Gurgel, as crianças do Coro Infantil se apresentam, cantando “Glória In Excelsis Deo”, do italiano Antonio Vivaldi; “You Raise Me Up”, do norueguês Rolf Lovland; “Maria Maria”, dos músicos mineiros Milton Nascimento e Fernando Brant; “Peça Felicidade”, do carioca Diogo Melim e “Suíte Luiz Gonzaga”, com músicas de Luiz Gonzaga, Humberto Teixeira e Zé Dantas. Os arranjos e adaptações são do maestro João Alberto Gurgel.
Já as integrantes do Coral das Ladies vão subir ao palco para cantar “Anunciação”, de Alceu Valença; “Flor e o Beija-Flor”, de Marília Mendonça e Juliano Tchula, e “Minerinho”, Alexandre Pires e Lourenço, com arranjos de João Alberto Gurgel.
Orquestra Infantil da Paraíba – Foi fundada pela professora Izabel Butity e coordenada pela maestrina Norma Romano, de 1986 a 2014, que motivou a criação de OIPB, aperfeiçoando e popularizando o ensino da música, dando uma sólida formação orquestral para aqueles que desejassem continuar a carreira de músico.
Atualmente, a orquestra é formada por músicos com idades entre 10 e 15 anos, sob a batuta do regente Marcelo Vasconcelos, tendo como professor auxiliar dos sopros Gustavo Gines de Paco, que seguem o legado deixado por Norma Romano com objetivo de promover a descentralização e democratização do acesso da população às diferentes atividades artísticas, divulgando um repertório sinfônico universal e enfatizando a interpretação da música brasileira, em especial, da nordestina.
A Orquestra Infantil da Paraíba se destaca como um dos poucos grupos infantis do gênero existentes na América Latina. É um bem cultural que faz parte da Orquestra Sinfônica da Paraíba e visa à formação cultural e social da criança e do adolescente por meio da prática instrumental.
Coro Infantil da Paraíba – É uma atividade desenvolvida pela Orquestra Sinfônica da Paraíba, com o intuito de levar o canto coral à comunidade paraibana. É formado por jovens coristas de idades entre 8 e 15 anos.
O grupo apresenta uma nova concepção para a prática do canto coral, onde existe plena interação com o corpo, voz, música, emoção e criatividade. Desta forma, os resultados obtidos demonstram que a criança amplia e liberta a criatividade, afetividade, raciocínio, socialização e autoestima, bem como a consciência corporal, além de ampliar e enriquecer o leque cultural, aspectos fundamentais para a estruturação do indivíduo como um todo.
Coral Ladies – É um grupo de senhoras da maioridade pertencente ao Clube Cidade Verde. Dirigido pelo maestro João Alberto Gurgel desde 2009, o coral promove várias atividades voltadas ao bem-estar dessa faixa etária, desde aula de música e teatro, ginástica, dança, laboratórios e eventos específicos. Atualmente, o grupo conta com 15 integrantes com idades entre 70 e 95 anos.
Os regentes
Marcelo Vasconcelos – Bacharel em Violino pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), atuou como músico de diversas orquestras e grupos de câmera, em palcos pelo exterior e pelo Brasil. Ao longo de sua trajetória, foi premiado com a Medalha Augusto dos Anjos, ao lado do escritor Ariano Suassuna, como melhor trilha sonora original no I Festival Cine Cultura Viva. Como camerista, gravou CD e DVD junto a grupos de música Armorial. Atuou como spalla, assistente e chefe de naipe na Orquestra de Câmara de João Pessoa, Orquestra Sinfônica Municipal de João Pessoa e Orquestra Sinfônica da UFPB. Atualmente, é músico violinista da Orquestra Sinfônica da UFPB, professor regente da Orquestra Infantil da Paraíba e professor da classe de violino da Escola Estadual de Música Anthenor Navarro (EEMAN). Constantemente se apresenta em diversas formações, com destaque para o Fórmula Duo, com a pianista Luciana Noda.
João Alberto Gurgel – Começou a dirigir e produzir arranjos para corais em 1992. Além de atuar como regente do Coro Infantil da Paraíba desde 2008, é também o regente do Coral Universitário Unipê desde 2001, do Coro do Tribunal de Contas do Estado desde 1998, do Coral Ladies (Clube da Melhor Idade Cidade Verde) desde 2009, e já esteve à frente de grupos como o Coral da Cultura Inglesa, Coral das Lourdinas, Coral do Instituto Sagrado Coração de Jesus, Coro do Ministério Público da Paraíba, Coral do Colégio Instituto João XXIII, entre outros. Além disso, regeu o Coro Sinfônico da Paraíba no período de 2009 a 2013. João Alberto é filho do maestro Maurício Gurgel (in memorian), um dos principais nomes do movimento coralista paraibano.
Serviço
Orquestra Infantil da Paraíba e Coro Infantil da Paraíba
Participação especial: Coral Ladies
Regência: Maestros Marcelo Vasconcelos e João Alberto Gurgel
Dia: 18 de junho (domingo)
Hora: 16h
Local: Sala de Concertos Maestro José Siqueira, Espaço Cultural
Ingresso: Gratuito
Fonte: Governo da Paraíba
Créditos: Polêmica Paraíba