As danças já são super conhecidas de quem usa redes sociais. Mas elas não têm uma origem única e não nascem da mesma maneira. Por trás dos fenômenos do TikTok, há desde criadores profissionais a dançarinos iniciantes ou usuários amadores.
Além de dançadas em frente às câmeras nos locais públicos mais diversos, os passos começaram a aparecer em shows, bares e baladas. Teve quem ficou famoso por fazer a mesma coreografia múltiplas vezes, danças que testaram a força e a flexibilidade dos tiktokers, e trends tão populares que viraram até piada interna no app.
BABY, RELAXA E ENCAIXA NA VIBE
A música “Quinto Degrau” de Nivy Dias e, em especial, o remix funk feito pelo produtor @uaaiti, foram popularizados com uma coreografia feita mais de 300 mil vezes no TikTok. Mas um desafio tornou a dança criada por @samambaiaa_ ainda mais famosa quando pessoas começaram a amarrar objetos pesados no quadril e balançá-los enquanto faziam os passos. Teve gente carregando máquina de lavar, sofá e até outras pessoas para tentar viralizar no aplicativo.
@loud_voltan Duas coisas pra observar nesse vídeo: o braço sempre em pé da @loud_babi e o final. BOM DIA! ✨ #fy
DEU MEIA NOITE E EU SUMI
Perfeita para fazer com amigos, esta coreografia tem passos mais simples e foi criada em cima da canção de MC Delux e DJ MT. Entre as celebridades que usam o app, a dança virou sinônimo de anúncio de parcerias ou projetos em conjunto com outras celebridades.
@virginiafonseca De ontem no @podcats 💖 com @Anitta @camilaloures 💖
QUANDO O GRAVE BATE FORTE
A coreografia da dançarina @daejoana virou oficial para a música “Liberdade (Quando o Grave Bate Forte)”, sendo compartilhada até por Alok, que lançou o hit com Don Juan e GBR. O som também foi muito usado para gravar esquetes de comédia, outro gênero popular no TikTok.
@alok Quero ver quem consegue fazer, hein?! Música: Liberdade – Quando o grave bate forte – Alok, Don Juan e GBR
LATE, CORAÇÃO CACHORRO
Outra canção usada tanto para dançar quanto para fazer rir foi “Coração Cachorro”, de Ávine Vinny com Matheus Fernandes. A própria coreografia criada por @jacquesvanier usou o humor da música para criar passos divertidos e bastante chiclete.
@alvaro LATE CORAÇÃO CACHORRO dc @jacquesvanier / @Matheus Fernandes @Matheus Ceará
ELA TÁ, TÁ MOVIMENTANDO
O nome do sucesso do MC Kevin, O Chris é “Tipo Gin”, mas foi este verso em específico que viralizou no TikTok, com uma das coreografias mais simples desta lista. Os passos acabaram virando forma de demonstrar diferentes níveis de entusiasmo em diferentes situações, como fez Jakelyne Oliveira no vídeo a seguir.
@iamjakelyne Olhaaaa quem gravou tiktok comigoooo 🥰🎉 @mariano_mem #dancechallenge #fy #fyp
SÓ NÃO PODE SE APAIXONAR
Esta foi uma das músicas e danças mais populares do primeiro semestre de 2021, mas perdeu tração depois que um de seus artistas envolveu-se em um caso de violência doméstica. “Não Pode Se Apaixonar”, de Xand Avião e Zé Felipe, foi parceria com DJ Ivis.
O som não está mais disponível no TikTok, mas os vídeos que o utilizam continuam na plataforma.
Vários deles são da usuária Daniela Lima, que viralizou e virou o rosto da canção no começo do ano após gravar a si mesma dançando a coreografia diversas vezes com um enorme sorriso no rosto. Ela acabou imitada por vários outros usuários, além de comediantes como a Pequena Lô.
Ver essa foto no Instagram
TOMA TOMA, VAPO VAPO
Outra canção de Zé Felipe, um dos seis filhos do sertanejo Leonardo, com Mc Danny foi base para mais uma dança viral do aplicativo. O cantor ganhou popularidade nas redes sociais não só por sua carreira musical, mas também seu relacionamento com a influenciadora Virgínia Fonseca, que criou a coreografia.
@zefelipecantor A dona das minhas trends é ela 😍 @virginiafonseca #TomaTomaVapoVapo
PRETA DO CABELO CACHEADO
Uma das coreografias mais sensuais entre as virais do ano foi criada por @biahlirio, com a música de Th CDM, lançada em 2018. O som já foi usado cerca de 753 mil vezes na rede social.
@ranaberuttii Preta do cabelo cacheado #pretadocabelocacheado #fyp
VAI SE TRATAR, GAROTA
Considerada por muitos a dança mais famosa de 2021, os passos ao som de “Bipolar” de MC Davi, MC Pedrinho e MC Don Juan geraram 4 milhões de vídeos no TikTok. Ela é tão popular que virou piada interna quando um remix de Deolane Bezerra frustrou quem só queria dançar. Confira abaixo a dança original criada por @thomas.inoki e uma tentativa de fazê-la com a versão de Deolane:
https://www.tiktok.com/@bypamellaa/video/6959246197429193989?referer_url=https%3A%2F%2Ff5.folha.uol.com.br%2F&referer_video_id=6959246197429193989&refer=embed
Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Polêmica Paraíba