Pós verdade?

O 1º de Abril é a oportunidade para você conhecer 10 filmes sobre grandes mentiras: VEJA VÍDEO

Por isso, nesse 1º de Abril fizemos uma lista com 10 filmes sobre grandes mentiras.

Assim como a história da humanidade, grandes obras da ficção são baseadas em mentiras.

mentira faz parte do ser humano e de sua história. Mesmo quando ainda crianças, já fazemos uso dela para conseguir o que queremos. Aliás, despejamos boas doses de pequenas mentiras diariamente. Ou você é aquele tipo de pessoa chata que responde com sinceridade quando alguém lhe pergunta se está acima do peso?

A história da humanidade é construída com mentiras. Quantas vezes, nesses milhares de anos, povos inteiros se achavam superiores a outros baseados em alguma lorota? Depois de uma guerra, por exemplo, a versão oficial dos fatos, a “verdadeira”, é sempre a do vencedor.

E de grandes mentiras também nascem grandes histórias que expõem esse lado mais contraditório, hipócrita e sombrio do ser humano.

Por isso, nesse 1º de Abril fizemos uma lista com 10 filmes sobre grandes mentiras.

É verdade! Veja aqui:

“O Show de Truman” (1998)
E se a sua vida fosse toda uma mentira? Esse é o tema principal de O Show de Truman, grande sucesso do final dos anos 1990 que satirizava a onda de reality show que começava a tomar conta da TV na época. O filme dirigido pelo veterano cineasta australiano Peter Weir e protagonizado por Jim Carrey no auge de sua carreira continua muito atual (vide redes sociais), e mostra como podemos viver uma vida baseada em mentiras.
“Dúvida” (2008)
Em tempos de fake news, um dos filmes que mais discute a força de um boato é Dúvida. Essa verdadeira batalha de grandes interpretações de Meryl Streep e Philip Seymour Hoffman conta a história de uma freira diretora de um colégio católico, odiada pelos alunos, que suspeita das verdadeiras intenções de um padre, que é o mais popular professor do colégio.
“Desejo e Reparação” (2007)
Divulgação
Bela adaptação do incrível livro do escritor inglês Ian McEwan, o filme que revelou James McAvoy e uma ainda muito jovem Saoirse Ronan mostra como uma mentira pode arruinar a vida das pessoas. Entre os muitos prêmios que recebeu, a produção conquistou o Globo de Ouro e o Bafta de Melhor filme em 2008.
“Os Suspeitos” (1995)
Bryan Singer atualmente está em baixa, principalmente depois de seu envolvimento em casos de agressão sexual, mas o diretor de Bohemian Rhapsody foi “a” grande revelação de 1995 com o surpreendente Os Suspeitos. Um filme que tem toda a sua força narrativa ligada à mentira. Sem dar muitos detalhes, a mentira está impregnada em cada frame dessa obra que apresentou o ator Kevin Spacey ao mundo, outro artista que hoje também sofre com o ostracismo devido a acusações de agressão sexual.
“Amnésia” (2000)
Christopher Nolan ainda era um desconhecido jovem diretor inglês quando lançou Amnésia. O filme, que tem sua história contada ao contrário, tem como protagonista um personagem que busca solucionar o mistério do assassinato de sua esposa. Mas ele tem amnésia temporária, fazendo dele um narrador nada confiável para o público, que nunca sabe se o que está vendo é verdade ou mentira.
“A Caça” (2012)
Divulgação
Mesmo com uma história diferente e passado em lugares e épocas distintas, a trama do dinamarquês A Caçada tem algo em comum com a de Desejo e Reparação. Aqui, a vítima da mentira é o professor de jardim de infância Lucas (Mads Mikkelsen), que é falsamente acusado de abuso por uma criança, filha de seu melhor amigo. Mikkelsen conquistou o prêmio de Melhor Ator no Festival de Cannes daquele ano.
“A Vila” (2004)
Divulgação
Todo os filmes de M. Night Shyamalan trazem algum tipo de reviravolta, mas a de A Vila – que é baseada em uma grande mentira – é uma das mais marcantes. O filme faz uma grande crítica à sociedade que se isola do mundo ao redor por medo, vivendo em um ambiente que não condiz com a realidade. Algo que os Estados Unidos viviam na pele do pós-11 de setembro. Questão que segue muito atual na América de Trump.
“Gattaca – Experiência Genética” (1997)
A ficção científica cult Gattaca – Experiência Genética retrata um futuro em que apenas seres humanos modificados geneticamente têm direito a posições de destaque na sociedade. Algo que Vincent (Ethan Hawke), um humano que não faz parte dessa casta, provará ser uma grande mentira.
“Eles Vivem” (1998)
Um dos filmes mais cult de um dos diretores mais cult do cinema americano, Eles Vivem é o ápice da crítica aos mitos do capitalismo da Terra do Tio Sam. O cineasta John Carpenter não poupa ninguém nessa ficção científica B que conta a história de Joe Nada (vivido pelo lutador de luta livre Roddy Piper), um andarilho em busca de emprego que descobre uma caixa de óculos escuros que revelam a verdadeira face da sociedade dominante.
“Matrix” (1999)
Depois do sucesso dessa icônica ficção científica, o termo “matrix” virou sinônimo para ilusão. Uma vida virtual onde nada é real e que a humanidade vive, mesmo que sem querer, uma imensa mentira. No filme há uma famosa cena em que o personagem Morpheus (Laurence Fishburne) apresenta a Neo (Keanu Reeves) duas pílulas, uma azul e outra vermelha. Dependendo de qual ele escolher engolir, ele conhecerá a dura realidade ou continuará a viver “feliz” na mentira.

Fonte: Huffpost Brasil
Créditos: Huffpost Brasil