O SDO da NASA — abreviação de “Solar Dynamics Observatory” (Observatório de Dinâmica Solar) — foi projetado para voar apenas cinco anos, mas no dia 11 de fevereiro de 2016 comemorou seis anos de observação solar 24 horas por dia, sete dias por semana.
Para comemorar o marco histórico, a agência espacial americana divulgou um vídeo 4K UltraHD (3840×2160 pixels), com 29,97 frames por segundo, mostrando um timelapse que reúne as imagens que a nave espacial capturou durante esse sexto ano, a partir de 01 de janeiro de 2015 até 28 de janeiro de 2016.
Segundo o “Engadget”, cada quadro deste vídeo representa duas horas do tempo real. As fotos foram tiradas na faixa do ultravioleta extremo, permitindo visualizar claramente a dança e ondulações da coroa solar ao longo do vídeo.
A faixa espectral do ultravioleta extremo é comumente usada na captura de imagens solares. Fotos tiradas neste comprimento de onda mostram partes da coroa — a aura de plasma que envolve o sol — queimando a quase 600 mil graus Celsius. Além do plasma ondulante, pode-se notar sutis variações no tamanho aparente do sol ao longo do vídeo. Tal efeito se dá porque o SDO capta imagens de várias distâncias do sol, enquanto orbita a Terra. O SDO orbita a Terra a 11.066 km/h, e a Terra, por sua vez, orbita o Sol a 107.926 km/h.
A Nasa enviou o SDO para monitorar o sol, a fim de compreender melhor seu sistema eletromagnético e fenômenos solares como explosões e ejeções de massa coronal (CME’s, na sigla em inglês) — ocorrências que podem causar tempestades geomagnéticas que podem desativar satélites e até mesmo redes de distribuição de energia aqui na Terra.
Confira o vídeo aqui:
Fonte: O Globo
Créditos: O Globo