Além de prazeroso, o sexo tem benefícios para a saúde, mas será que você deveria fazer todos os dias? A princípio, fazer sexo em excesso ou todos os dias não causa nenhum mal. No entanto, fisicamente, o excesso de relações sexuais pode provocar alguma dor, desconforto ou ardência nos órgãos genitais, tanto no homem quanto na mulher.
Para especialistas, sexo em excesso pode ser prejudicial na medida em que a pessoa “depende daquilo e usa isso como mecanismo de fuga, de se saciar de algo ou uma forma de eliminar, liberar frustração”.
Importante ressaltar que, geralmente, tratam como sexo apenas a penetração, mas o ato não se limita a isso. A prática também pode considerar beijos, toques, masturbação e qualquer outra atividade íntima que dê prazer sexual a uma pessoa.
Sozinho ou acompanhado,sem grandes excessos e sendo consensual, o sexo traz inúmeros benefícios para o bem-estar físico e mental. Confira abaixo.
Dá um upgrade na beleza
Orgasmos frequentes melhoram e mantêm a aparência mais jovem e saudável. A pele fica mais viçosa, o cabelo tem mais brilho, e unhas, dentes e gengivas revelam mais saúde. Isso ocorre porque os hormônios ficam mais estáveis e equilibrados, por conta da frequência da prática.
Reduz estresse e ansiedade
De acordo com estudos, orgasmos ajudam a reduzir o estresse e a ansiedade.
O relaxamento acontece graças ao aumento de ocitocina no organismo, que diminui a tensão.
Além disso, é um ótimo aliado para o bom humor.
Diminui a chance de câncer de próstata
A ejaculação é uma aliada na redução deste tipo de câncer: quanto maior a frequência de ejaculações, menores as chances de desenvolver a doença, devido à diminuição de substâncias tóxicas no tecido prostático.
Pode ser bom para o coração
Junto com menos estresse e sono melhor, que são bons para o coração, o sexo também pode reduzir a pressão arterial.
Pode ser considerado um exercício leve a moderado, dependendo de quanto tempo e esforço que se faz.
Fortalece o relacionamento
Todos os pontos abordados anteriormente podem ser benéficos tanto quando praticados em companhia ou individualmente.
No entanto, é claro que também há vantagens exclusivas para uma relação a dois.
Os hormônios liberados durante o ato sexual podem proporcionar além do prazer, o aumento do vínculo, afeto e confiança.
Isso vale inclusive para beijos e carícias, estímulos e outras brincadeiras erógenas.
Ajuda a emagrecer
Durante a relação sexual, vários músculos são ativados, a frequência cardíaca e respiratória aumentam, há liberação de hormônios, além de intensa transpiração. Portanto, há gasto de energia e consumo de calorias. O sexo pode equivaler a uma atividade física e que, de certa forma contribui com o emagrecimento.
Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Polêmica Paraíba