Luto

Morre paraibano que ficou famoso como cosplayer de 'Eustácio’ de ‘Coragem, o Cão Covarde’

Morreu na madrugada desta terça-feira (5), em João Pessoa, o cosplayer paraibano Carlos Paiva. Ele ficou famoso por se caracterizar como o personagem Eustácio, do desenho animado ‘Coragem, o Cão Covarde’.

 

Morreu na madrugada desta terça-feira (5), em João Pessoa, o cosplayer paraibano Carlos Paiva. Ele ficou famoso por se caracterizar como o personagem Eustácio, do desenho animado ‘Coragem, o Cão Covarde’.

Segundo informações da família, Carlos morreu em casa, aos 71 anos de idade, vítima de um infarto. O corpo dele foi enterrado em Itabaiana, no Agreste paraibano.

Aposentados, Carlos Paiva e a esposa, Albani Paiva, ficaram famosos em 2016 quando se tornaram cosplayers. A dupla se vestia respectivamente como ‘Eustácio’ e ‘Muriel’, donos de ‘Coragem’, o cachorro que protagoniza o desenho animado homônimo. No mesmo ano, o casal foi classificado para representar a Paraíba em um dos maiores eventos de cultura pop do Brasil, a Comic Con Experience (CCXP), em São Paulo.

O que começou como uma brincadeira em casa, com a filha Cinara Paiva, que também é cosplayer, virou coisa séria. Isso porque o casal reuniu um grupo de fãs que se encantou com a caracterização deles. Por isso, em pouco tempo eles se tornaram personalidades frequentes nos eventos de cultura pop no país.

Mas, o universo do cosplay não foi a primeira empreitada de Carlos como um artista. Além de ser uma figura garantida nos eventos de cultura pop, o paraibano também tinha outro hobby: a marcenaria. Isso porque, segundo a filha do casal, Carlos entalhava figuras de madeira como um passatempo.

Além disso, a veia artística está presente em toda a família. Albani, por exemplo, que era casada com Carlos há 42 anos, costurou as primeiras roupas que o casal usou nos eventos. O cachorro ‘Coragem’, que aparece nas fotos da dupla, também foi confeccionado por Albani.

Carlos já fazia planos para participar da edição deste ano da CCXP, que vai acontecer a partir do dia 1º de dezembro. Além disso, a família também estava se preparando para participar da Super-Con, em João Pessoa. “ Ele estava contando os dias para a CCXP do fim do ano”, contou Cinara ao g1.

A página oficial do evento, no Twitter, publicou uma foto homenageando o paraibano: “Carlos e sua mulher Albani arrancaram muitos sorrisos por onde passavam com os cosplays mais fofos que alguém poderia encontrar pelos nossos corredores”.

Fonte: G1PB
Créditos: Polêmica Paraíba