Na última segunda-feira (5), o sudeste asiático (especificamente o Vietnã) enfrentou problemas de instabilidade no acesso à internet. Apesar de não ter sido revelada a causa, uma das teses mais aceitas é a de que mordidas de tubarões aos cabos de fibra óptica, que ligam a região aos Estados Unidos, tenham deixado milhares de vietnamitas sem conexão à rede. As informações são do jornal britânico “The Independent”.
A princípio, para justificar os problemas de acesso na região, foram levantadas as hipóteses de sabotagem e até o contato com âncoras de navio. Porém, a tese mais forte é a de que os tubarões confundem os cabos de fibra óptica com presas.
De acordo com a reportagem, esses cabos emitem ondas eletromagnéticas e os tubarões confundem esses estímulos com campos bioelétricos, ocasionados pela reunião de peixes em cardumes.
A AAG (Asia-America Gateway), operadora responsável pelo cabo submarino que tem 20 mil quilômetros, disse que os danos que causaram os problemas desta segunda foram feitos perto da província de Ba Ria-Vung Tau, no Vietnã. No ano passado, a região ficou pelo menos três vezes com conexão instável.
Fonte: UOL