Mônica Benício, viúva de Marielle Franco, celebra o universo sapatão em bloco dedicado aos gays, bissexuais, transgêneros, queer, intersexuais e lésbicas. Ao lado da nova namorada, ela usa camiseta em qual a pergunta ainda sem resposta: ‘Quem mandou matar a Marielle’, no bloco TocoXona, no Aterro do Flamengo.
Mônica Benício define o bloco como um lugar de pertencimento: “Venho ao TocoXona desde quando ele foi fundado e acontecia em Botafogo. Agora, aqui no Aterro, o bloco ganha uma diversidade muito maior e continuou a ser um espaço importante para o movimento das mulheres lésbicas, reforça nosso direito de amar”, diz ela, que afirma que a nova namorada é “apoio, abrigo e afeto”.
Marina Iris complementa o discurso carnavalesco: “O carnaval por si só tem o papel de questionar, mas o TocoXona vai além porque reúne pautas de gênero, diversidade e racismo . Tá tudo colocado aqui e com isso damos um outro passo para transformar a cidade ocupando as ruas”, ressalta.
As duas se conheceram há alguns anos, ainda durante a campanha de Marielle . “Ela estava fazendo show na Alemanha e gravou de lá a parte da letra que compôs para incorporar no jingle. Há pouco tempo, nos aproximamos. E desse lugar de profunda admiração por sua trajetória, sua generosidade, seu apoio, sua disposição e sua parceria, surgiu o amor”, conta Mônica.
Fonte: IG
Créditos: IG