Dias atrás a Globo fez um dos anúncios mais inesperados dos últimos anos: avisou que , em comum acordo, não renovará o contrato com Fausto Silva no final do ano.
O que chama a atenção é a nota lacônica para um relacionamento de mais de três décadas e que certamente movimentou centenas de milhões de reais. Fausto Silva é o maior peso-pesado comercial da Globo e da TV brasileira.
Só não é o maior salário do país porque tem à sua frente Silvio Santos —que ganha quanto quer e se recusa a fazer publicidade para qualquer empresa que não seja sua.
Quase duas semanas depois do anúncio, o caso Faustão segue envolto em mistérios e rumores.
Nos corredores da Globo tem se falado que o apresentador estaria enfrentando problemas de saúde. A família nega, embora admita que ele vem passando por algum tratamento sem gravidade.
Outro rumor aponta que o apresentador teria ficado desapontado com uma proposta da Globo para que ele mudasse de programa e, principalmente, aceitasse também mudanças na renovação de seu contrato a partir de 2022.
Assim como tem feito com outras estrelas da casa, a Globo estaria tentando reduzir custos —e com Faustão não teria sido diferente..
De qualquer forma, o que a mudança deixa claro é que o projeto “Uma Só Globo”, que inclui cortes agressivos de gastos, programas e salários veio para ficar e ninguém —-NINGUÉM— poderá rejeitá-lo.
Sem Faustão, a Globo vai ter muito trabalho.
Não se trata de um profissional comum, desses que você pode substituir do dia para a noite. E talvez nem de um ano para o outro.
Por outro lado a emissora terá oportunidade de fazer novos formatos e conteúdos, e mostrar que tem capacidade para renovar a si mesma.
Resta saber, porém, como a Globo vai cobrir o vácuo que um dos comunicadores mais famosos do Brasil vai abrir aos domingos em sua grade.
Uma coisa é certa, porém: já há uma fila de interessados no posto de Fausto Silva.
Hoje um nome que surgiria de bate-pronto seria Luciano Huck. Mas ele parece ter interesses eleitorais. Há outros nomes em outras emissoras, mas nenhum com tanto estofo.
Quem terá talento e carisma suficiente para substituir um ícone desse porte na TV?
Fonte: Ricardo Feltrin/UOL
Créditos: UOL