André Figueiredo visitou nesta terça (10) a Universidade Federal da Paraíba, em João Pessoa
Ministro das Comunicações visita CI e destacou capacidade de inovação do Lavid
O ministro das Comunicações, André Figueiredo, visitou, na manhã desta terça-feira, o Centro de Informática (CI) da UFPB, onde conheceu os projetos de tecnologia digital desenvolvidos pelo Núcleo de Pesquisa e Extensão – Lavid . Ele disse que as tecnologias criadas pela equipe do Lavid demonstram a capacidade de inovação da UFPB e das universidades brasileiras, um diferencial competitivo para o nosso país. O ministro foi recebido pelo diretor do CI, Guido Lemos, e por pesquisadores e alunos.
“A UFPB é uma referência. Ter uma instituição como essa, no Nordeste, é uma realidade que foi alcançada nos últimos anos. Por isso, o avanço tecnológico continuará sendo uma prioridade da presidente Dilma Rousseff”, destacou o ministro.
No Lavid, o ministro teve acesso a dois aplicativos com conteúdos digitais interativos que serão exibidos nas TVs de 14 milhões de beneficiários do programa Bolsa Família, em todo o país. Os aplicativos foram criados por demanda do Ministério da Cultura e do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS). A iniciativa é uma das ações do Governo Federal visando promover o acesso de brasileiros de baixa renda aos benefícios da TV digital.
Outra tecnologia criada pela equipe do Lavid e que foi apresentada ao ministro André Figueirêdo é a plataforma VLibras, um conjunto de ferramentas computacionais que vai permitir a todos os portais do Governo Federal gerar conteúdos na Linguagem Brasileira de Sinais (Libras), beneficiando cerca de 10 milhões de brasileiros com algum grau de deficiência auditiva. O software traduz do português para Libras qualquer conteúdo disponibilizado pelos sites da administração pública federal, seja texto, áudio ou vídeo.
Durante a visita, que durou cerca de duas horas, o ministro também conheceu o projeto de cinema que realiza a captação e exibição de imagens na tecnologia 4K, uma resolução quatro vezes superior à TV digital.
A tecnologia de captação e transmissão de imagens em altíssima resolução (UltraHD) vem sendo testada com sucesso pelo Núcleo Lavid, há três anos, com foco no registro e projeção de procedimentos cirúrgicos, sob a coordenação do professor Guido Lemos, fundador do Lavid. Os primeiros testes aconteceram em 2013 e um deles envolveu a visualização simultânea e ao vivo, em salas de projeção de Brasília e de San Diego, na Califórnia, de cirurgias que estavam sendo realizadas em hospitais universitários de cinco cidades brasileiras.
O ministro esteve acompanhado do assessor especial, Flavio Lenz; da assessora Internacional do Minicom, Vanderlene da Silva Rodrigues; do chefe de Comunicação Social, Bruno Ribeiro. A professora Tania Felipe, do Instituto Nacional de Educação de Surdos, também esteve no Núcleo Lavid, durante a visita ministerial, com a finalidade de acompanhar as novas evoluções da plataforma VLibras, projeto para o qual vem dando contribuições.
Fonte: Assessoria