Os chás de ervas são uma ótima alternativa caseira para ajudar a eliminar os gases intestinais, diminuindo o inchaço e a dor, e podem ser tomados assim que os sintomas aparecem ou na rotina diária.
Além dos chás, também é importante praticar exercícios físicos, beber bastante água e fazer uma alimentação leve à base de sopas, verduras, legumes e frutas, evitando alimentos que causam gases, como feijão, batata, repolho e couve-flor.
1. Chá de erva-cidreira
Este chá possui propriedades medicinais que ajudam a diminuir a formação de gases no intestino, ajudando também a combater a prisão de ventre, que é uma das causas do acúmulo de gases.
Ingredientes
- 1 colher de sopa da erva-cidreira
- 1 colher de sopa de funcho
- 1 xícara de água fervente
Modo de preparo
Coloque a erva cidreira e o funcho na xícara e cubra com água fervente. Tampe e deixe a mistura amornar, coando antes de beber. É importante não adicionar açúcar ou mel, pois eles também favorecem a produção de gases.
2. Chá de carqueja
Para combater os gases, deve-se tomar 1 xícara de chá de carqueja logo após as refeições principais.
Ingredientes
- 1 colher de sopa de carqueja
- 1 xícara de água fervente
Modo de preparo
Adicione a carqueja em uma xícara com água fervente, tampe e deixe descansar por 15 minutos. Coe e beba sem adoçar até 3 xícaras por dia.
3. Chá de Gengibre
Além de eliminar os gases, os gengibre também pode ser usado para ajudar a combater náuseas e vômitos.
Ingredientes
- 2 cm de gengibre fresco ou 1 colher de chá de gengibre em pó
- 1 litro de água
Modo de preparo
Coloque os ingredientes numa panela e deixar ferver por cerca de 8 a 10 minutos. Desligar o fogo, tampar a panela e esperar amornar. Coar e beber sem adicionar açúcar.
4. Chá de erva-doce
Além do chá, para combater os gases e melhorar cólicas e dor de estômago, também pode-se optar por mastigar algumas sementes de erva-doce.
Ingredientes
- 1 colher de erva-doce
- 1 xícara de água fervente
Modo de preparo
Coloque a erva-doce em uma xícara e cubra com a água fervente. Deixe esfriar, coe e beba a seguir, fazendo isso de 2 a 3 vezes por dia após as refeições.
Fonte: Tua saúde
Créditos: Tua saúde