Milton Nascimento decidiu processar Maria Lúcia Cardoso (MDB), candidata a prefeita de Pitangui, Minas Gerais, por suposta violação de direitos autorais da canção Maria, Maria durante a campanha eleitoral 2020. Em comunicado, ele classificou o uso da obra como “manobra nojenta e vergonhosa.”
De acordo com o artista, a política teria violado a Lei 9.610/98 quando incluiu e difundiu trechos ou reproduções integrais da música escrita em parceria com o compositor Fernando Brant.
O cantor afirmou em nota, que seus advogados já estão preparando a documentação necessária para questionar o uso da canção na Justiça. “Já estão sendo tomadas medidas processuais cabíveis para que a candidata possa responder judicialmente sobre esse ato, já que se negou a resolver amigavelmente essa questão.”
Maria, Maria, composição de Milton Nascimento e Fernando Brant, lançada em 1978, foi a música mais tocada do artista nos últimos cinco anos nos principais segmentos de execução pública.
Segundo o Ecad (Escritório Central de Arrecadação e Distribuição), responsável pela arrecadação e a distribuição dos direitos autorais aos seus autores, a canção também lidera a lista de gravações.
Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: UOL