O Polêmica Paraíba falou com exclusividade com Bertrand Lira (professor universitário) autor das fotos onde Marcélia Cartaxo aparece despida sob forma de silhueta e atrás da cortina do hotel. O ensaio foi censurado na rede social horas depois de publicado após a denúncias de usuários.
Marcélia Cartaxo premiada atriz cajazeirense foi retratada por Bertrand na capital Federal, no quarto do Kubitschek Plaza hotel, onde estava hospedada. Marcélia e Bertrand (que são amigos de longa data) estavam em Brasília para a cerimônia de premiação do 48º Festbrasília, na ocasião a atriz recebeu o prêmio de melhor atriz pela sua atuação no filme Big Jato.
As fotos retratam com delicadeza e o olhar apurado, sem máscaras de hipocrisia ou apelo erótico, a beleza e verdade sem retoques do corpo da premiadíssima atriz sertaneja que emprestou sua imagem À emblemática Macabea no filme A Hora da Estrela, baseado no romance de Clarice Lispector, atuação esta que deu à Marcélia o Urso de Prata de Berlim em 1985.
Marcélia, a pequena notável da terra de Padre Rolim enche os conterrâneos de orgulho, e Bertrand Lira que tem extenso currículo como Diretor, roteirista e pesquisador nas áreas de cinema e fotografia foram cerceados do direito de divulgar sua arte. Essa censura de acordo com palavras de Bertrand trazem indignação:
“A gente vive um momento de conservadorismo moral e político perigoso no país, onde uma bancada evangélica que faz orações durante as sessões, usando a religião e a fé com fins eleitoreiros. São um bando de hipócritas que usam de má fé para iludir as pessoas. ”
Utilizando apenas uma câmera semiprofissional, uma cortina sob o sol do fim de tarde de Brasília, Bertrand capturou com delicadeza e maestria o corpo de Marcélia que se agigantou diante da tela, coisa que aliás a tornou conhecida, reverenciada e aplaudida nas telonas e telinhas, tanto como diretora como atriz.
A equipe do Polêmica está solidária com os reverenciados ARTISTAS e acima de tudo profissionais.
Aqui toda nudez será DIVULGADA.
Confiram o ensaio sem retoques ou tarjas: