A empresa holandesa Suistudio foi lançada em agosto. Na campanha editorial, homens nus em várias poses diferentes chamam a atenção para as mulheres vestidas em trajes elegantes próximo a eles.
Em uma das cenas, uma mulher veste um terno e está sentada em um sofá com os pés apoiados no corpo de um modelo masculino sem qualquer roupa.
Em outra, a mulher completamente vestida apoia a mão nas nádegas de um homem também sem roupas.
Na descrição da imagem, a marca tem um recado claro: “Somos especializados em ternos, mas não vamos vestir nenhum homem”.
Sobre a campanha ser ou não ser sexista, a vice-presidente da Suistudio Kristina Barricelli não acredita que a discussão tenha uma resposta tão simples.
“O problema é na história, não vemos os homens objetificados ou em segundo plano. Que estranho, né?”, disse Barricelli em entrevista ao Hindustan Times. “No momento em que você tira uma imagem e fotografa, ela se torna um objeto. Nós gostamos de homens nus e tenho certeza de que há muitas mulheres que também gostam deles”.
Nas redes sociais, muitas pessoas elogiaram a campanha por trazer um olhar incômodo ao papel desempenhado pelos dois gêneros na publicidade.
“Precisamos de igualdade e não de reversão. […] As mulheres poderosas não precisam se sentar como um homem ou se vestir como um homem […] A ideia não é se vingar […] Não vejo o feminismo aqui.”
Em um comunicado, o CEO da marca, Fokke de Jong, afirmou que este não era apenas um simples exercício de reversão de papéis.
“Rotular [a mulher Suistudio] como uma ‘troca’ de gênero coloca muita ênfase em imposições erradas que foram colocadas nos sexos por muito tempo. Ela é poderosa, confiante e orgulhosa de si mesma. E ela também pode ter um homem nu no apartamento dela”, argumentou.
Fonte: Revista Fórum