A famosa sexóloga e educadora, Jaiya Ma passou os últimos vinte anos se dedicando a estudar os mecanismos que contribuem com a excitação das pessoas, e conseguiu desenvolver um mapa de excitação que revela a linguagem erótica primária de cada indivíduo, o chamado Eritic Blueprint.
Essas linguagens eróticas envolvem a energética, a sensualidade, a sexualidade ou o metamorfo. Segundo a sexóloga, as pessoas falam diferentes línguas eróticas, e que todos podem aprender a falar qualquer uma delas.
De acordo com a psicóloga especialista em sexualidade, orientação e identidade de gênero pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), Anna Rachel Algazi, há padrões de excitação e semelhanças que criam desconexão entre pessoas. “A Jaiya observou que o que excitava uma pessoa acabava com outra”, afirmou.
A expert brasileira explica que essa é apenas uma teoria. “Podemos pautar, sim, os pacientes com esses cinco perfis sexuais, mas não é algo utilizado com unanimidade entre todos os profissionais”, frisa. “É importante ressaltar também que esses perfis são diferentes da linguagem do amor”, aponta.
Confira os cinco tipos:
Sensual
Anna conta que tipo o sensual é alguém que é ativado por todos os seus sentidos sendo acesos. “Adora sabores, cheiros… Eles querem entrar em um belo cenário ao iniciar o jogo erótico. Eles trazem a arte. Portanto, o superpoder do sensual é que eles têm acesso de corpo inteiro ao prazer orgástico por meio de sensações – nem sempre é um orgasmo com foco genital. Pode ser algo como alguém lhe dando um delicioso pedaço de chocolate enquanto lambe a parte de trás do seu joelho”, exemplifica.
Enérgico
O tipo enérgico é alguém que está ligado por antecipação, espaço, provocação, desejo, anseio. “Você pode ser enérgico se sentir tudo antes do beijo acontecer. Você é muito, muito sensível, então, não é preciso muito para te excitar. É como jogar uma pedra na água. Se você jogar a pedra na água, as ondulações se apagarão”, diz.
Sexual
É alguém que se excita com o que consideramos sexo em nossa cultura. “Nudez, genitais, orgasmo, penetração — essas são algumas das coisas que o sexual ama. O superpoder sexual é que geralmente a excitação é bem fácil: você pode ir de zero a sessenta rapidamente. Não é que haja uma falta de profundidade, mas há uma simplicidade. ‘Isto é o que funciona. Vamos fazer isso’. É muito simples em alguns aspectos; é mais fácil acessar a excitação através dos genitais.”
Excêntrico
Anna Rachel alega que o tipo excêntrico é alguém que se excita com o tabu. Existem alguns tipos diferentes de tipos excêntricos: um é mais psicológico, onde é sobre a dinâmica do poder. “Um é mais baseado na sensação, onde é mais sobre a sensação de cordas na pele ou jogo de impacto ou sensação intensa que surge. No entanto, não é necessariamente o que pensamos como torção; é sobre o que é tabu para você”, comentou a profissional.
Metamorfo
O tipo metamorfo é alguém que está excitado por tudo que os tipos sensuais, sexuais, pervertidos e energéticos estão excitados. “O superpoder de um metamorfo é que ele pode mudar de forma para ser um amante incrível para qualquer um”, finaliza.
MOLHADO E REFRESCANTE: sexóloga fala sobre os riscos e cuidados ao transar na água
Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Polêmica Paraíba