Mais de 59% dos paraibanos vão presentear no Dia dos Pais

No Dia dos Pais, celebrado em 9 de agosto neste ano, 59,68%, dos filhos paraibanos pretendem presentear. O resultado representa um crescimento de 1,08 ponto percentual na comparação com o mesmo período do ano passado. A Pesquisa de Intenção de Compras para o Dia dos Pais foi realizada pelo Instituto Fecomércio de Pesquisas Econômicas e Sociais da Paraíba (IFEP) na Região Metropolitana de João Pessoa (RMJP).

endividamento_fevereiroNo Dia dos Pais, celebrado em 9 de agosto neste ano, 59,68%, dos filhos paraibanos pretendem presentear. O resultado representa um crescimento de 1,08 ponto percentual na comparação com o mesmo período do ano passado. A Pesquisa de Intenção de Compras para o Dia dos Pais foi realizada pelo Instituto Fecomércio de Pesquisas Econômicas e Sociais da Paraíba (IFEP) na Região Metropolitana de João Pessoa (RMJP).

Mais uma vez, os artigos de vestuário estão entre os presentes mais preferidos, citados por 50,45% dos entrevistados. Em seguida, aparecem os perfumes (12,61%), calçados (9,46%) e relógios (7,21%). Neste quesito, os respondentes puderam citar mais de um tipo de presente, por isso o somatório ultrapassa 100%.

Os consumidores pretendem gastar com o presente dos pais, em média, R$172,11. Este valor é 7,39% inferior ao indicado na intenção de gastos do ano passado quando atingiu o patamar de R$185,84. “A redução verificada no gasto médio com os presentes do Dia dos Pais deste ano pode ser explicada, em parte, pela redução do nível de emprego e da massa salarial real do trabalhador, além do encarecimento do crédito ao consumidor decorrente do aumento das taxas de juros e aumento da inflação”, informou o Presidente da Fecomércio Paraíba, Marconi Medeiros.

A maior parte dos entrevistados (46,84%) deve comprar presentes com valores de até R$100,00. Em seguida aparece um percentual de 31,53% que pretendem gastar em torno de R$101,00 e R$200,00. Apenas 0,90% dos respondentes manifestaram desejo de comprar presentes com valores acima de R$800,00.

Em relação à forma de pagamento, a maioria (58,11%) pretende comprar à vista. Entre estes, 85,27% irão fazer o pagamento em espécie. É importante ressaltar que esta escolha está diretamente ligada ao grau de desconto oferecido pelos empresários. Quanto aos que pretendem comprar a prazo (41,44%), a maioria (98,91%) prefere usar o cartão de crédito.

Questionados sobre o local das compras, 70,72% dos entrevistados pretendem adquirir os presentes nas lojas dos shoppings centers e 44,14% irão procurar as lojas localizadas no Centro de João Pessoa. Em seguida vêm as lojas de bairro (7,66%) e internet (5,41%).

No momento da compra, os clientes vão levar em consideração alguns critérios: a qualidade do produto (64,41%), o preço do produto (53,15%), desconto à vista (28,38%) e um bom atendimento (17,57%). Nesta questão, também podiam ser citados mais de uma consideração.
A maior parte dos participantes da pesquisa (85,59%) tem a intenção de comprar o presente exatamente na semana do Dia dos Pais, esperando possíveis reduções nos preços. Já 11,71% do total anteciparam as compras dos presentes aproveitando as liquidações de julho e 2,70% não responderam a questão.

Perfil dos entrevistados
As mulheres representam a maioria dos participantes da pesquisa, com 55,91%. Quanto ao estado civil, os casados ou em regime de união estável aparecem em maior número (47,85%) e em seguida aparecem os solteiros (43,28%), divorciados (5,91%) e viúvos (2,69%). A faixa etária mais encontrada foi entre 21 e 26 anos (25,54%), seguida por aqueles que se enquadram de 27 a 32 anos (19,89%). Já em relação à escolaridade, os que concluíram o Ensino Médio apareceram com o maior percentual (45,70%), seguidos pelos que possuem nível superior completo (27,15%) e os que ainda estão cursando o nível superior (20,43%).

A faixa de renda da maior parte dos entrevistados (33,33%) se encontra entre R$789,00 a R$1.576,00. Os consumidores com renda até R$788,00 aparecem com o segundo maior percentual (20,70%). É importante destacar a parcela de consumidores que declararam não possuir qualquer rendimento (11,56%), que são dependentes financeiros do cônjuge, estudantes ou estão fora do mercado de trabalho. Em relação à situação dos respondentes no mercado de trabalho, os dados mostraram que 72,85% dos respondentes são funcionários do setor público ou privado; 6,45% são estudantes; e 6,18% desempregados.

Metodologia
A pesquisa entrevistou 372 consumidores na RMJP no período de 20 a 27 de julho de 2015.

Fonte: Ascom