Morreu aos 72 anos, neste domingo (10), o jornalista da Globo e ex-diretor da emissora em Portugal, Ricardo Pereira. A família de Pereira confirmou a morte para o portal G1. Detalhes do velório e sepultamento não foram divulgados.
O jornalista lutava há 4 anos contra um câncer no pâncreas e no fígado. A última aparição pública de Ricardo foi em setembro, quando ele se aposentou e participou do evento de transição de cargo da Globo Portugal, onde atuava como diretor.
Mesmo aposentado, Pereira ainda tinha projetos com a emissora. Ele estava preparando um documentário para o Globoplay, em que contaria sobre experiências vividas na grande cobertura na guerra das Ilhas Maldivas, em 1983, território que era disputado pelo Reino Unido e Argentina, na época.
Carreira
Ricardo Leitão de Paiva de Pereira, que assinava apenas como Ricardo Pereira, nasceu no dia 13 de outubro de 1951, no Rio de Janeiro. O carioca entrou na rede Globo em 1977, como repórter da capital fluminense. Em seguida também atuou na TV Globo Brasília e se destacou ao se tornar correspondente internacional.
O jornalista fez parte de grande coberturas mundiais da emissora, como o terremoto no Sul da Itália, em 1980, a Copa do Mundo de 82 e o pós-guerra Malvinas, em 1983.
Ricardo também foi o único jornalista não americano a entrevistar pessoalmente Saddam Hussein, no Iraque. Em 2011, Pereira foi nomeado diretor da Globo Portugal, cargo no qual permaneceu até setembro deste ano, quando aposentou.
Fonte: O Tempo
Créditos: Polêmica Paraíba