A SBP (Sociedade Brasileira de Pediatria) divulgou uma carta pública destinada ao cantor Gusttavo Lima e demais artistas brasileiros sobre as condutas inadequadas nas lives transmitidas por eles na plataforma do YouTube.
No texto, a entidade ressalta “a missão e responsabilidade social dos ídolos nacionais de influenciar a população, especialmente crianças e adolescentes, com atitudes positivas”. Na avaliação da SBP, tais condutas são prejudiciais à saúde e perigosas, “uma vez que a tendência do público é naturalizar e reproduzir o comportamento dos artistas que possuem ampla notoriedade”.
A sociedade pede que produtores de conteúdo (cantores, atores, músicos, escritores, atletas, entre outros) estejam atentos à reprodução de práticas danosas à saúde, sobretudo o consumo de álcool e tabaco durante suas apresentações ao vivo.
No último sábado (18), o jornalista Leo Dias escreveu em sua coluna no UOL sobre as regras ditadas pelo YouTube em relação às transmissões ao vivo dos artistas. “A maior plataforma de vídeo do mundo, pertencente ao Google, que simplesmente domina a internet, passou a ditar regras de comportamento para o Brasil, no melhor estilo Trump”, aponta Leo
Segundo ele, “ninguém sabia das regras ou nunca foram colocadas em práticas”, como: a restrição de exposição de marcas, a proibição de beber em cena, e a questão da propaganda de produtos que só podem ser consumidos para maiores de idade.
“Nada como atacar o mentor de tudo: Gusttavo Lima. (…) Afinal, as lives tiraram da TV audiência, relevância e ineditismo. Do dia para a noite, as emissoras passaram a exibir reprises, e a internet chegou a níveis que ela só alcançaria daqui a cinco anos. O mercado publicitário se voltou para a internet e chega a pagar quase 500 mil para anunciar na live de Gusttavo. Isso gera um rombo nas emissoras de televisão”, continua o jornalista.
Clique aqui e leia a carta na íntegra.
Fonte: Mídia Max
Créditos: Mídia Max