Para que esse sucesso aconteça, é necessário que as empresas consigam empregar apresentadores que tenham o poder de transmitir aquilo que as editorias querem, da maneira mais fácil e didática para o consumidor.
Pensando nesses importantes profissionais da imprensa que fizeram história na nossa televisão, o Polêmica Paraíba apresenta uma matéria com 13 grandes nomes do jornalismo paraibano e o que eles estão fazendo após o sucesso nas telinhas.
Carla Arantes: Mineira, Carla trabalhava na TV Panaroma, afiliada da Globo em Juiz de Fora-MG, até vir para a Paraíba em 2010, quando se tornou apresentadora da Arapuan.
Após ficar pouco mais de um ano na Arapuan, Carla retornou à TV em 2014, quando foi contratada pela Cabo Branco. Na afiliada da Globo, a jornalista ficou mais conhecida por comandar o Paraíba Comunidade, nas manhãs de domingo.
Carla deixou a Cabo Branco em agosto de 2017, mas não ficou muito tempo longe da Rede Paraíba, quando foi contratada em 2019 para assumir o CBN Cotidiano, programa que comandou até 2023.
Após trabalhar como Mestre de Cerimônias e Assessora da Prefeitura de João Pessoa, Arantes retornou à Minas Gerais no final do ano passado.
Danielle Huebra: Danielle foi por muito tempo, a principal repórter da TV Cabo Branco. Ganhadora de dois prêmios AETC em 2003 e 2007 e reconhecida como Jornalista Amiga da Criança em 2005, Huebra deixou à Cabo Branco em 2010, para tomar um rumo longe das telinhas.
Danielle se tornou servidora pública da UFPB, mas não deixou o jornalismo de lado, se tronando Diretora de Programa da TV UFPB e do EntreMeios, projeto no qual recebeu o Troféu Aruanda de Melhor Programa de TV Universitária, na 15ª edição do Festival, em 2021.
Flávio Machado: Com mais de 30 anos de experiência em rádios por todo o Brasil, o mineiro Flávio Machado decidiu se aventurar com o seu irmão e sem saber se arrumaria um emprego, decidiu vir para João Pessoa.
Chegando na Capital, Flávio foi contratado pela Sucesso FM, o que o levou a assumir um programa diário na tv paraibana, o Se Eu Fosse Você, na TV Arapuan.
Machado ficou na Arapuan até 2022, quando foi para a Tambaú, com a missão de apresentar o programa O Povo na TV, se mantendo à frente da atração até junho de 2023.
Flávio hoje em dia, decidiu focar seus esforços na área da psicanálise, mais precisamente na terapia de casais.
Giovanni Meireles: Natural de Sapé, Giovanni é formado em Comunicação Social pela UFPB, sendo considerado um dos principais nomes do jornalismo político na Paraíba.
Meireles atuou em vários meios de comunicação do estado, se destacando os Jornais A União, O Norte, Jornal da Paraíba e Correio, no qual foi editor-chefe, nas rádios CBN João Pessoa, Jovem Pan Sat e Correio e nas emissoras Cabo Branco, Miramar, Arapuan, Correio e Master, além de ter sido Diretor da TV Assembleia.
Giovanni ainda foi Secretário de Comunicação do Governo do Estado, editor-geral da revista POLITIKA, além de passagens pelos portais Política PB e PB-Agora.
Atualmente é redator sênior (consultor de marketing institucional) do Secretário-Chefe de Gabinete do Governo do Estado na Casa Civil do Palácio da Redenção e escreve para o seu blog mais focado em cultura e política.
Marcelle Mosso: Nascida no Rio de Janeiro, Marcelle trabalhava como repórter do famoso TV Fama, na RedeTV!, até ser contratada pela TV Tambaú, no ano de 2010.
Mosso chegou com a missão de ser a apresentadora do Feminíssima, dividindo o programa com Laura Luna e o assistente Praga. A carioca ficou alguns anos no comando da atração, até deixar a Paraíba em 2013.
Após passar por emissoras em Pernambuco e na Bahia, Marcelle retornou à Tambaú em 2022 para ser a nova apresentadora do Com Você, substituindo Fernanda Albuquerque. Essa segunda passagem durou até dezembro de 2023, quando Mosso foi dessa vez, substituída pela própria Fernanda.
Uma passagem pela TV Manaíra e pela Rádio Pop foram os últimos trabalhos da apresentadora, que agora atua no ramo publicitário, como também ministrando palestras e cursos de oratória.
Rosângela Marques: Formada em Comunicação Social pela UEPB, Rosângela foi um dos maiores nomes da Rede Paraíba. Atuando tanta em Campina Grande, como em João Pessoa, a jornalista passou mais de 10 anos na afiliada da Globo, apresentando programas clássicos como Paraíba Meio Dia e Bom Dia Paraíba.
Após essa passagem com muito sucesso na Rede Paraíba, Rosângela foi para à TV Correio em 2013, atuando nos jornais da casa e no programa Despertar, ao lado de Fabiano Moura de Moura. Marques ficou na Correio até 2016, naquele que foi seu último trabalho em uma grande emissora do estado;
Mas a jornalista não está longe das telinhas, trabalhando já faz alguns anos na TV Câmara João Pessoa.
Waléria Assunção: Também formada em comunicação social na UEPB, a cearense Waléria Assunção passou por outras emissoras, mas ficou conhecida pelo grande público ao ser contratada pela TV Paraíba em 2012.
Desde a sua contratação até a sua saída, Waléria trabalhou como âncora do Bom Dia Paraíba versão Campina Grande, atuando também por um tempo no quadro Chef JPB.
Após mais de 11 anos de Rede Paraíba, Assunção foi desligada de forma inesperada, após tecer críticas ao Prefeito de Campina Grande, por promessas não cumpridas na área animal.
Essa saída um tanto quanto traumática, acabou sendo o ponto de partida para a carreira política de Waléria, que se elegeu Vereadora da Rainha da Borborema nas últimas eleições, com um pouco menos de 3.500 votos.
Jota Ferreira: Jota Ferreira é um dos nomes clássicos da mídia paraibana. Radialista desde 1977, Ferreira ficou famoso ao comandar dois grandes programas na antiga TV O Norte, o De Olho na Cidade e o Super Jota Show.
Os dois programas foram um marco na televisão paraibana, por serem verdadeiras inovações ao que se apresentava no estado na época. O De Olho na Cidade foi um programa de variedades, que também mesclava a área policial, enquanto o Super Jota Show foi um grande programa de auditório, que trouxe importantes nomes da música como João Paulo e Daniel, Rosemary e Elba Ramalho.
Após a saída da TV O Norte, Ferreira migrou para a Miramar, que depois seria renomeada como Arapuan, apresentando os programas Jota Ferreira, que hoje em dia é conhecido pela alcunha de Tribuna Livre, comandado por Nilvan Ferreira e o Jota Ferreira é Show, que ficou por muito tempo, sendo transmitido nas manhãs de domingo.
Jota também tentou ser Vereador da Capital em 2008, Deputado Estadual em 2018 e Federal em 2022, tendo sua melhor votação no pleito de 2008.
Após passagens pelas Rádios Sanhauá e POP, Jota hoje se encontra fora das rádios e da TV.
Ruy Dantas e Alessandra Torres: Um dos casais mais conhecidos do jornalismo paraibano, Ruy Dantas e Alessandra Torres, fizeram muito sucesso na tv paraibana nos anos 2000.
Ruy começou sua carreira em Sousa, mais precisamente na Líder FM. Desde jovem, Dantas sempre foi alguém ligado ao empreendedorismo, fundando a sua primeira agência de comunicação, a Dimensão Propaganda & Marketing e sendo parte na construção do Cotton Shopping Center, que foi um marco da época no interior do Estado.
Reconhecido no rádio paraibano, Ruy foi convidado para integrar a bancada do Correio Debate na Rádio Correio, ao lado de Gutemberg Cardoso e Josival Pereira, na parceria, que ficou conhecida como “Os Meninos do Sertão”. Após alguns anos, assumiu a bancada do Jornal da Correio ao lado de Alessandra, formada em comunicação social pela UFPB em 1994.
A dupla permaneceu até o ano de 2013, quando Ruy decidiu sair do Grupo Correio para se dedicar inteiramente aos seus projetos na área empresarial, enquanto Alessandra continuou no jornal até 2015, quando também deixou a Correio.
Em 2006, Ruy transformou a Dimensão Propaganda & Marketing na Sin Group, uma das principais empresas do ramo de publicidade no Brasil, no qual Alessandra é Diretora. Os dois também são donos do portal F5 Online.
Tony Show: Tony Show é um dos maiores nomes da rádio e da tv paraibana. Após muito sucesso na Rádio Correio, Tony começou sua carreira na televisão no Programa Tony Show, programa de auditório que ficou bastante famoso no começo da TV Correio.
Tony depois foi para uma linha mais policial, fazendo sucesso tanto na Correio, como no O Norte, o que o levou a trabalhar por alguns anos em Recife.
Após essa ida para o Recife, Tony não foi mais contratado por nenhuma emissora da Paraíba, focando suas atenções para o rádio, onde atualmente é Diretor da João Pessoa FM.
Samukinha: Como o nome já indica, Wendysllan Bruce, mais conhecido pelo apelido de Samukinha, é filho do apresentador Samuka Duarte.
Samukinha teve sua primeira experiência como repórter na TV Correio, até ser contratado pela Arapuan em 2013 para comandar o Cidade em Ação, permanecendo até julho de 2014.
Foi após essa experiência que Samukinha ficou conhecido em todo o Brasil, ao assumir o quadro Achamos no Brasil, no programa Domingo Espetacular, no qual viajava por todo o país, apresentando histórias curiosas.
Após quase 3 anos de Record, Samukinha foi demitido no final do ano de 2017, em um imbróglio que dominou a mídia paraibana. O jovem ainda tentou ser comediante e após uma nova passagem na Arapuan, decidiu mudar de país, vivendo hoje nos Estados Unidos.
Wendell Rodrigues: Formado na UFPB, Wendell é um dos jornalistas mais premiados do Brasil.
Com mais de 80 prêmios em seu nome, Rodrigues foi por quase 10 anos, repórter especial e apresentador da TV Correio, deixando a afiliada da Record em 2016, para focar sua atenção em outros projetos.
Wendell retornou ao grupo Correio em 2022, como colunista do Portal Correio, em paralelo aos seus trabalhos como Professor e Mentor de Comunicação.
Fonte: Vitor Azevêdo
Créditos: Polêmica Paraíba