O jornalismo paraibano é marcado por grandes personagens e programas que abrilhantaram a vida e a memória da nossa população.
Para que esse sucesso aconteça, é necessário que as empresas consigam empregar apresentadores que tenham o poder de transmitir aquilo que as editorias querem, da maneira mais fácil e didática para o consumidor.
Pensando nesses importantes profissionais da imprensa que fizeram história na nossa televisão, o Polêmica Paraíba apresenta uma matéria com 13 grandes nomes do jornalismo paraibano e o que eles estão fazendo após o sucesso nas telinhas.
Hildebrando Neto: A figura de Hildebrando é atrelada a TV Cabo Branco. Estreando em 2003, mesmo ano em que se formou no curso de Comunicação Social pela UFPB, o jornalista passou seis anos em sua primeira passagem, fazendo parte das bancadas de JPB 1 e JPB 2.
Após trabalhar por alguns anos na TV Arapuan, assumindo a bancada do Jornal da Arapuan, Hildebrando retorna para a Globo em 2013, focado nas reportagens e na apresentação do quadro Chef JPB.
Em abril de 2024 para surpresa de muitos que acompanham a TV paraibana, o jornalista foi demitido da Cabo Branco, em uma passagem que durou ao todo 17 anos.
Após a saída da TV, Hildebrando agora trabalha com o ramo digital, focando seus esforços na área comercial e gastronômica.
Beth Menezes: Menezes é uma das jornalistas mais reconhecidas e lendárias da nossa Paraíba.
A maior lembrança do trabalho de Beth foram os quase 20 anos apresentando o Bom dia Paraíba na TV Cabo Branco. Entre 1990 e 2009, era a voz de Menezes que acordava os paraibanos com as principais notícias do estado.
Foi no ano de 2009 que Menezes deixou a Globo, sendo substituída na época por uma bancada comandada por Antônio Vieira e Nerissa Neves.
Após passagens pela Rádio Jovem Pan e pela TV Master, a jornalista hoje trabalha na Rádio Tabajara, sendo a Gerente de Produção da empresa estatal.
Carla Visani: As trajetórias de Beth Menezes e Carla Visani são bastante parecidas, pois as duas foram por muito tempo os nomes da TV Cabo Branco ao lado de Edilane Araújo.
O começo da carreira de Visani data de 1996, quando a até então estagiária, se tornou repórter, deixando as ruas no ano de 2003, quando se tornou a apresentadora do JPB1.
Ficou na bancada até 2012, quando foi substituída por Eugênia Victal, assumindo apenas a redação e a chefia do programa jornalístico. No mesmo ano, foi contratada pela TV Correio, assumindo alguns programas na casa, até se tornar editoria geral de telejornalismo em 2014.
Demitida no ano de 2018, Visani retornou ao grupo da Rede Paraíba, para trabalhar na Rádio CBN, onde permanece até hoje.
Pedro Canísio: A carreira de Canísio não é tão conectada a Paraíba, como outros nomes da nossa lista.
Após uma passagem na Rede Paraíba em 2009, trazendo acontecimentos de Patos, Pedro trabalhou em várias afiliadas da Globo, principalmente na Bahia. Em 2016, foi trabalhar como narrador no extinto Esporte Interativo e depois no Dazn.
No ano de 2018, teve uma passagem rápida pela TV Cabo Branco, comandando um quadro focado na Copa do Mundo realizada na Rússia. Em 2020, retornou a TV paraibana, como repórter do programa “NO A”, comandado por Bruno Sakaue e Patricia Rocha.
Após o fim do programa teve uma passagem rápida pela TV Correio, sendo contratado pela Cabo Branco mais uma vez em 2020, comandando a bancada do Bom dia Paraíba durante a licença maternidade de Denise Delmiro.
Em 2022 decidiu pedir demissão da Cabo Branco, e hoje trabalha com algo fora do ramo de comunicação, mais especificamente como psicólogo.
Marcos Vasconcelos: A carreira de Marcos Vasconcelos é muito ligada à Campina Grande.
Em 2005 se tornou repórter da TV Paraíba, afiliada da Globo na Rainha da Borborema, se transformando no apresentador do Globo Esporte versão Campina no ano de 2011.
Em 2019 foi demitido em uma leva que tirou outros profissionais da empresa, após a decisão de acabar com os jornais feitos em Campina, com exceção ao JPB2.
No mesmo ano foi contratado pela TV Borborema, afiliada do SBT em Campina, empresa que só tem sua transmissão para a Rainha de Borborema e região.
Patrícia Rocha e Bruno Sakue: Namorados desde a época de Universidade em Minas Gerais, o casal veio para a Paraíba em 2009. Bruno já foi direto para a TV Cabo Branco, assumindo a bancada do JPB1, enquanto Patrícia foi para a Arapuan, trabalhando no Jornal da Arapuan ao lado de Hildebrando Neto.
Ainda em 2009, Patrícia foi também para a Cabo Branco, inicialmente como repórter e alçada a titular do Bom dia Paraíba em 2011. A dupla ficou como a cara da empresa por muitos anos até decidir sair por conta própria em 2019, sendo que Patrícia deixou a empresa em agosto e Bruno em outubro.
No final do mesmo ano foram contratados pela TV Arapuan, para comandar o programa “No A”, que tinha a ideia de ser uma revista eletrônica diferente dos jornais da Paraíba. O programa foi interrompido com a Covid-19 com apenas três meses de exibição, com o contrato da dupla sendo rescindido em abril de 2020, por alegações de problemas financeiros
Esse foi o último trabalho de Patrícia, enquanto Bruno ainda trabalhou por mais de um ano na TV Correio, até deixar a empresa em outubro de 2021.
A dupla atualmente é dona de uma agência de publicidade e marketing.
Aldo Schueler: Aldo é um dos maiores nomes da televisão paraibana. O jornalista foi um dos primeiros apresentadores da TV Cabo Branco na sua inauguração no ano de 1987, permanecendo na empresa até 1992.
Mas a figura de Schueler é totalmente ligada a TV Tambaú, por onde passou mais de 20 anos, apresentando vários jornais, se solidificando como uma lenda da comunicação paraibana.
Sua demissão em Maio de 2020 pegou muitos de surpresa, que acreditavam na permanência de Aldo nos quadros da Tambaú, por muitos anos.
Após uma passagem na TV Master, Schueler hoje trabalha na TV O Norte, um projeto online, que resgata o nome da antiga afiliada da Band na Paraíba.
Gernand Lopes: Famoso no estado de Alagoas, Lopes foi contratado pela Arapuan no final de 2019, para comandar o Tribuna Livre.
Gernand ficou na empresa até o começo de 2021, quando foi demitido de forma surpreendente, até para o próprio, que soube da demissão pelas redes sociais. Dois meses depois foi contratado pela Correio, para assumir o Cidade Alerta, onde permaneceu até maio de 2021.
Hoje em dia é apresentador do Balanço Geral Pernambuco, na afiliada da Record no Estado, onde é líder de audiência.
Chef Wellington: Famoso por seus programas culinários na Correio e principalmente na TV Tambaú, Wellington foi um dos primeiros nomes a apresentar esse tipo de gênero no Estado.
Após deixar a Tambaú, teve um programa em Pernambuco e hoje trabalha como Chefe em um restaurante de Portugal.
Clemilson Souza: Natural de Guarabira, Clemilson foi um dos primeiros grandes nomes da TV paraibana. Apresentador da TV Tambaú, Souza foi o primeiro apresentador do programa Caso de Polícia, um marco no jornalismo policial na Paraíba.
Líder de audiência nos anos 90 e começo dos anos 2000, o Caso de Polícia abriu portas para todo um gênero de programas que se inspiraram no formato, originário na Tambaú.
Após deixar o programa e a Tambaú no meio dos anos 2000, o apresentador continuou trabalhando na Tambaú FM e depois teve uma passagem pela Tabajara, onde apresentou o programa Espaço Ecológico.
Cláudio Elias: Elias é um dos principais nomes no que tange aos programas humorísticos na Paraíba. Apresentador do Bola da Vez por quase 20 anos, Cláudio foi pioneiro ao cobrir festas e eventos da sociedade paraibana.
Outros especiais do programa eram voltados a gincanas nas casas de ouvintes e reportagens especiais com humoristas, como Titela, hoje bastante famoso no Ceará.
Elias decidiu deixar a Arapuan em 2022, para ingressar na Tambaú, em um projeto focado na Copa do Mundo do Catar.
Após essa fase na Tambaú, deixou a TV e parece focar seus projetos na área comercial nas redes sociais.
Fabiano Gomes: A trajetória de Fabiano foi meteórica. O cajazeirense estreou na TV Correio em 2010 e logo se tornou líder de audiência no Correio Manhã, transformando as manhãs da televisão paraibana.
Após alguns anos de bastante sucesso, problemas de saúde acabaram prejudicando a continuidade de Gomes no Correio Manhã, o que o levou a deixar o posto.
Retornou à ativa em 2016, apresentando o Cidade Alerta Paraíba, entrando no lugar do saudoso Jota Júnior, mas acabou não durando muito no programa.
Em agosto de 2017, foi contratado pelo Sistema Arapuan, assumindo a gestão da rede de emissoras de rádio, da TV e do portal Paraíba.com.br. Ainda assumiu um programa de rádio e o Tribuna Livre nas manhãs da empresa até deixar a empresa em junho de 2018.
Após alguns problemas sérios de saúde, Gomes hoje é o titular do programa “Ô Paraíba Boa”, na rádio 100,5 FM e dono dos portais Fonte 83 e Fonte CZ.
Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Polêmica Paraíba