Lei das Doulas é aprovada na Assembleia por unanimidade

"As doulas são mulheres capacitadas para dar apoio continuado"

gravidas

O Plenário da Assembleia Legislativa da Paraíba aprovou por unanimidade nesta quinta-feira, 18, projeto de Lei de autoria do deputado Anísio Maia (PT) que dispõe sobre a presença de doulas durante o pré-natal, trabalho de parto e pós-parto, nas maternidades e estabelecimento de saúde que realizem atendimento obstétrico, da rede pública e privada de todo o estado, quando for o desejo da parturiente.
O parlamentar explicou que “as doulas são mulheres capacitadas para dar apoio continuado principalmente às mulheres gestantes, mas também as seus familiares, durante um período tão importante como este”. A Organização Mundial de Saúde (OMS) reconhece e incentiva a presença das doulas durante o pré-natal, trabalho de parto e pós-parto.
“A parturiente e o nascituro são os mais importantes no parto. Já temos comprovação de que a presença da doula faz com que este momento aconteça com maior conforto e tranquilidade para ambos, fazendo do parto uma experiências sempre positiva, fortalecendo ainda mais o vínculo entre a mãe e bebê” argumentou o deputado.
Anísio Maia ainda destacou outros benefícios da Lei ” Primeiro, para o Sistema de Saúde, pois, além das evidentes melhorias na qualidade do parto, a presença da doula reduz significativamente o número de partos cesários, o uso de analgésicos e ocitocina. Depois, a sua presença inibe eventuais violências obstétricas, propagando práticas não invasivas e humanizadoras na assistência do parto”. comemorou o deputado.

Fonte: Wscom