Fábio Assunção, venceu um processo contra o blogueiro e escritor bolsonarista Rodrigo Constantino, que deve pagar uma indenização de R$ 30 mil ao ator por danos morais.
Em seu blog e nas redes sociais, Constantino atacou Assunção de maneira disparatada pelo ator ter se declarado contra o impeachment de Dilma Rousseff, em 2016. O blogueiro ironizou o sério problema que Assunção teve com drogas.
Rodrigo publicou um texto intitulado “Assunção da idiotice política” e, no meio do conteúdo, escreveu: “Fábio Assunção, aquele que andou tendo problemas com drogas, parece ter tido uma baita recaída, e com drogas bem pesadas: o petismo. […] Fábio Assunção apenas assume sua idiotice política, nada mais. Pode dar as mãos a Chico Buarque, o pulha, e afundar junto. Ficou lesado de vez…”.
A Justiça pediu, ainda, que o Google e Rodrigo Constantino excluíssem o texto da internet sob pena de multa. Em sua defesa, o blogueiro afirmou que “valeu-se de seu direito constitucional à livre manifestação do pensamento e, no exercício da atividade jornalística” com a intenção de “provocar reflexão no leitor, dizendo que a notória dependência química do autor [Assunção] foi abordada apenas de modo periférico e sem intenção de ofender sua honra, mas sim de comparar o ‘petismo’ a uma ‘droga’.”
O juiz Rodrigo Cesar Marinho, da 4ª Vara Cível de São Paulo, concluiu que Constantino “extrapolou os limites da crítica intelectual”.
Segundo o magistrado, mesmo Assunção sendo uma figura pública e que seja de conhecimento do “público em geral que tenha problemas com dependência química, o réu não está autorizado, por isso, a combater ideias de Fábio com referências a tais problemas. A opinião política de Fábio Assunção pode ser criticada, mas não com menção à sua intimidade”.
Além do texto, o tribunal diz que Constantino cometeu abuso ao utilizar uma ilustração do ator considerada depreciativa. “A intenção foi apenas ofender a honra e vilipendiar a intimidade do autor”, comunicou o jurídico do ator ao tribunal.
“Ele vai pagar por ter ferido minha integridade e dignidade em seu blog. Mais um que não sabe discutir opiniões sem violência moral”, escreveu Fábio Assunção.
Fonte: UOL
Créditos: UOL