
Paraíba - Em cartaz na Paraíba, Alagoas e Ceará, o longa paraibano ‘Pele Fina’ se prepara para uma série de exibições gratuitas nos dias 10, 12, 15, 16, 17 e 23, pelas cidades paraibanas de Areia, Bananeiras, Cajazeiras, Aparecida, Sousa e Campina Grande, respectivamente.
Durante as exibições, a equipe do premiado longa paraibano convida artistas locais para debates sobre seus processos criativos, com mediação de Lunara Vasconcelos e Sarayna Martins. Na cidade de Areia, a exibição do filme acontece no dia 10, às 19h30, no Teatro Minerva, com presença do professor e pesquisador Alcione Laurentino. A próxima parada do título será no Cenário Hostel no dia 12, em Bananeiras, às 19h, com Iara Lima como convidada. Já no dia 15, o Teatro ICA, na cidade de Cajazeiras, recebe o filme dentro da programação da Mostra Marcélia Cartaxo. A sessão será às 15h, com participação da produtora cultural e cineasta Veruza Guedes.
Pele Fina será exibido, ainda, às 19h30, no dia 16, no Cine Clube Charles Chaplin em Aparecida, com bate-papo com a realizadora Heloísa Helena, diretora do curta ‘Amores que moram no tempo’, que será exibido no mesmo dia. As duas últimas paradas serão no Teatro João Balula, em Sousa, no dia 17, com Geraldo Arupemba como convidado, e no Museu de Arte e Ciência de Campina Grande, no dia 23, com a equipe do filme como convidada ao lado de Joana Marques, diretora do curta ‘A convite de Lamparina’, que também será exibido na ocasião.
Com uma abordagem intimista e provocativa, ‘Pele Fina’ é protagonizado por Ingrid Trigueiro (‘Bacurau’, ‘Central do Brasil’) e imerge na tênue linha entre arte e realidade. Livremente inspirado na peça ‘Psicose 4.48’, da dramaturga britânica Sarah Kane, Pele Fina acompanha Luísa, interpretada por Trigueiro. A personagem, uma dramaturga, se isola em uma praia deserta para adaptar o texto da peça, mas, à medida que se aprofunda na obra, passa a confundir suas próprias emoções com as da protagonista da história, questionando os limites entre ficção e realidade. O elenco também conta com Tavinho Teixeira e Mariah Benaglia.
Filmado na Praia de Tabatinga em 2020, o longa estreou em 2022, no 11º Olhar de Cinema – Festival Internacional de Curitiba, e desde então passou por outros eventos de prestígio como a 20ª Mostra do Filme Livre, no Rio de Janeiro. O longa reafirma o olhar autoral de Arthur Lins, que assina o roteiro, direção e montagem. A produção é de Mariah Benaglia, com direção de fotografia de Breno César e direção de arte de Iomana Rocha.
Além da Paraíba e do Distrito Federal (que receberá a estreia no dia 3, no Cine Brasília), a previsão é de que Pele Fina circule pelos estados de Pernambuco, Rio de Janeiro, Minas Gerais, São Paulo e Paraná ainda em 2025. Em breve, o longa entrará também em plataformas de streaming.
Pele Fina é um projeto viabilizado pela Lei Paulo Gustavo, aprovado pela Secretaria Estadual de Cultura da Paraíba.
Destaque nacional
Desde seu lançamento no festival Olhar de Cinema 2022, na Seção Novos Olhares, Pele Fina circulou por mostras e festivais ao redor do país. Ainda em 2022, venceu na categoria Melhor Longa-Metragem Paraibano no Festival Internacional de Cinema de João Pessoa (FestincineJP); em 2023, participou da Mostra do Filme Livre, no Rio de Janeiro, e em 2024 marcou presença no Festival do Cinema Sonoro, no Goiás, e na I Mostra Cine Prosa, na Paraíba.
Sobre Arthur Lins
Diretor, roteirista e montador audiovisual. Reside e trabalha na Paraíba. Entre seus filmes se destacam o longa-metragem “Desvio” e os curtas “O Matador de Ratos” e “A Felicidade dos Peixes”. Seus filmes já foram exibidos em festivais internacionais (Huesca/ES, Los Angeles Film Festival/EUA) e nos principais festivais do Brasil (Mostra Tiradentes/MG, Janela/PE, Cine Esquema Novo/RS). Desenvolve pesquisa acadêmica na área de narrativas audiovisuais.
SERVIÇO
‘Pele Fina’ (2022)
A partir de 05/04, todos os sábados e domingos de abril:
CINE BANGUÊ – Funesc. R. Abdias Gomes de Almeida, 800 – João Pessoa/PB
10/04, 19h30:
TEATRO MINERVA – R. Epitácio Pessoa – Areia/PB
12/04, 19h:
CENÁRIO HOSTEL – R. C. Antonio Pessoa, 415 – Bananeiras/PB
15/04, 15h:
TEATRO ICA – R. Líbio Brasileiro, 87 – Cajazeiras/PB
16/04, 19h30:
CINE CLUBE CHARLES CHAPLIN – Aparecida/PB
17/04, 19h30:
TEATRO JOÃO BALULA – Djacir Marquês Pinto, 8 – Sousa/PB
23/04, 19h30:
MUSEU DE ARTE E CIÊNCIA – R. João Lélis, 581 – Campina Grande/PB
Sinopse:
Luísa, dramaturga de 45 anos, viaja para uma praia deserta no intuito de escrever uma adaptação da peça dramática ‘Psicose 4.48’, da autora inglesa Sarah Kane. Eventos inesperados tensionam Luísa a um lugar fronteiriço, entre a imersão no processo criativo e a pulsão aniquiladora presente na obra de Sarah Kane, que cometeu suicídio aos 28 anos após finalizar a peça.
Classificação indicativa: 16 anos
[longa-metragem, ficção, 60’]
Ficha Técnica:
Direção e Roteiro: Arthur Lins
Produção: Mariah Benaglia e Sassá Martins
Elenco principal: Ingrid Trigueiro e Tavinho Teixeira
Elenco secundário: Mariah Benaglia, Melodie Holanda, George Andrade, Marla Melo e Marina Galvíncio
Texto: Arthur Lins e Larissa Hobi
Assistente de direção: Carine Fiúza
Direção de fotografia: Breno César
Direção de Arte: Iomana Rocha
Figurino: Maria Esther de Albuquerque e Victor Lacerda
Maquiagem/efeitos: Johnny Lopes
Desenho de Som: Guilherme Farkas
Captação de som: Giancarlo Galdino e Janaína Lacerda
Trilha musical: Daniel Jesi e CH Malves
Mixagem: Ernesto Sena
Montagem: Arthur Lins
Colorização/Finalização: Diego Benevides
Cartaz/programação visual: Rafael Todeschini
Arte do Cartaz: Cristina Strapação