O Jampa Rock Festival se consolidou como o maior evento de rock da Paraíba ao reunir quase 9 mil pessoas em sua mais recente edição, realizada no último sábado (4), em João Pessoa. Além de celebrar a música e a cultura rock, o festival deste ano também teve um forte viés social, arrecadando duas toneladas de alimentos para doação e gerando cerca de 500 empregos diretos.
Com a maior estrutura já realizada até então, o evento trouxe para o Espaço Cultural shows de ícones do rock nacional desde a década de 1980, como Capital Inicial, Nando Reis, Biquini e Nenhum de Nós. Seguindo os padrões de cobertura dos grandes festivais de música do país, o Jampa Rock contou com transmissão ao vivo pela internet, comandada pelo ex-baterista dos Titãs, Charles Gavin.
“A cada edição buscamos oferecer o que há de melhor e mais moderno para nosso público. Investimos em uma superestrutura para garantir uma experiência inesquecível para esse público surpreendente, que encantou a todas as bandas presentes, mesmo aquelas acostumadas a tocar para multidões”, ressalta Fábio Henrique Alves, um dos organizadores do Jampa Rock Festival.
Enquanto os aparatos técnicos ainda estavam sendo desmontados, os realizadores já projetavam expandir o Jampa Rock para a próxima edição. “Estamos considerando ampliar o formato do festival e até mesmo realizar dois dias de evento. Isso não apenas atrairia mais público, mas também abriria espaço para mais bandas locais, valorizando a cena musical da Paraíba”, afirma Fábio.
Solidariedade
As duas toneladas de alimentos arrecadadas no festival vieram com a modalidade ingresso social, e foram destinadas à Associação Ganha Mais Quem Doa. A entidade é responsável por distribuir cestas básicas para mais de 100 pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) que estão em tratamento contra o câncer no Hospital Napoleão Laureano, uma referência em oncologia no estado.
“O festival é uma oportunidade para o público se divertir e, ao mesmo tempo, contribuir com causas sociais relevantes. As doações recebidas serão fundamentais para continuar apoiando pacientes que necessitam de suporte nutricional durante o tratamento”, destaca Karina Moreno, presidente da Associação Ganha Mais Quem Doa.
Além do impacto social, o Jampa Rock Festival também movimentou a economia local, gerando 500 empregos diretos, sem contar os empregos indiretos em setores como turismo, alimentação e transporte. “Nosso objetivo sempre foi proporcionar um evento que não apenas celebrasse o rock, mas que também tivesse um impacto positivo na cidade e na comunidade”, comenta Fábio Henrique Alves.
O Jampa Rock Festival é uma realização da Colônia Produções e Luan Promoções, que buscam fomentar a cultura e o entretenimento na Paraíba, sempre com um olhar atento para a responsabilidade social e o desenvolvimento local. Para saber mais sobre o festival e futuras edições, acompanhe as redes sociais oficiais. Para fazer doações ou saber mais sobre a Associação Ganha Mais Quem Doa, acesse @ganhamaisquemdoa.