programação gratuita

Instrumental Sesc Brasil destaca o protagonismo negro na música instrumental brasileira

No mês em que se celebra o Dia da Consciência Negra, o Instrumental Sesc Brasil apresenta cinco shows com instrumentistas negras e negros no intuito de ampliar e reconhecer o protagonismo destes na música instrumental brasileira. A programação é gratuita e acontece às terças-feiras, 19h, no Teatro Anchieta do Sesc Consolação, e transmitida ao vivo no canal do YouTube do ISB.  

Foto: assessoria

No mês em que se celebra o Dia da Consciência Negra, o Instrumental Sesc Brasil apresenta cinco shows com instrumentistas negras e negros no intuito de ampliar e reconhecer o protagonismo destes na música instrumental brasileira. A programação é gratuita e acontece às terças-feiras, 19h, no Teatro Anchieta do Sesc Consolação, e transmitida ao vivo no canal do YouTube do ISB.

A abertura acontece no dia 1/11, com o pernambucano Lello Bezerra, um dos mais expressivos guitarristas brasileiros da atualidade. O músico apresenta o show Desde já com um repertório composto por peças inéditas, composições de seu primeiro álbum Desde Até Então e improvisações livres. Participam as percussionistas Sthe Araújo e Valentina Facury, com a participação especial da multiartista Saskia.

No dia 8/11, direto de Salvador (BA) o grupo de afrojazz Solista Qué Base sobe ao palco com uma seleção autoral que mescla diferentes linguagens musicais, tendo o jazz e vertentes da música de matriz africana como bases. O grupo é formado por Anderson do Samba (percussão), Ângelo Santiago (contrabaixo), Gilberto Santiago (vibrafone) e Graham Haynes (cornet).

Na terça seguinte, dia 15/11, é a vez de Silas Prado Sexteto, de Belo Horizonte (MG) com composições e arranjos influenciados diretamente pela música afro-mineira. A banda é formada por Silas Prado (saxofone e flautas), um dos vencedores do 21° Prêmio BDMG Instrumental, Acauã Ranne (percussão e guitarra), William Pajé (trompete e flugelhorn), Lucas de Moro (piano e teclado), Egberto Brant (contrabaixo) e Cyrano Almeida (bateria), com a participação de Gaia Wilmer (saxofonista).

No dia 22/11, a compositora, bandolinista, cavaquinista e cantora Nilze Carvalho vem do Rio de Janeiro para apresentar um repertório de samba e choro em comemoração aos 40 anos da série de quatro álbuns Choro de menina. Com Nilze Carvalho (bandolim), Hudson Santos (violão 7 cordas), Laila Aurore (cavaquinho), Magno Julio (pandeiro) e Robertinho do Acordeon (acordeon).

Para encerrar a programação, dia 29/11, Salloma Salomão apresenta o repertório da trilha autoral original da peça NZinga, que tem as musicalidades pesquisadas e (re)criadas pelo músico, com arranjos feitos em parceria com Gui Braz, mergulhados em aspectos timbrísticos dos povos bantos. Salloma é acompanhado da banda Al Andaluz, composta por Manoel Trindade e Érica Navarro (violoncelo), Fábio Leandro (piano e teclados), Gui Braz (guitarra), Denys Felipe (sax tenor), Mateus (bateria) e Diego Champis (baixo elétrico).

O Instrumental Sesc Brasil é um projeto pioneiro do Sesc São Paulo, dedicado à música instrumental, que promove o encontro entre músicos novos e consagrados de diversas vertentes. Teve início no palco do Sesc Avenida Paulista, no início da década de 80, sendo transferido desde maio de 2010 para o Sesc Consolação onde os shows acontecem atualmente.

Ingressos 

Para assistir aos shows, não é necessário ser matriculado no Sesc; basta retirar o ingresso na bilheteria do Sesc Consolação a partir das 14h ou no portal sescsp.org.br, a partir das 12h, no dia de cada apresentação.

Transmissão ao vivo e interação com o público

Para aqueles que preferirem, as apresentações são transmitidas ao vivo, por meio do canal do YouTube do Instrumental Sesc Brasil (www.youtube.com/instrumentalsescbrasil). Além disso, os internautas têm a possiblidade de fazer perguntas aos artistas, que são respondidas com a mediação da jornalista Patrícia Palumbo durante o show.

Inscreva-se também no canal https://www.youtube.com/sescsp e fique por dentro de toda a programação que acontece nas unidades do Sesc no estado de São Paulo. Basta ter uma conta gratuita no Google.

Instrumental no SescTV  

Aos domingos, às 21h30, no canal do SescTV, são transmitidas as reprises de shows do ISB que aconteceram nos últimos anos. Nessas transmissões, o público tem a oportunidade de acompanhar diversos artistas que passaram pelo palco do Teatro Anchieta.

Assista aos shows gravados do Instrumental Sesc Brasil e ao programa Passagem de Som, todo domingo, às 21h30 em sesctv.org.br/agoranatv. A programação também está disponível em operadoras de TV por assinatura e via satélite, em todo o Brasil.

Para sintonizar o SescTV:

Consulte sua operadora

Assista também on-line em sesctv.org.br/noar

Siga o SescTV no twitter: @sesctv

E no facebook: facebook.com/sesctv

No instagram: @sesctv

Fonte: Assessoria
Créditos: Polêmica Paraíba