“Estou maravilhada como a Praça ficou linda. Parece que estou na Europa”. O depoimento é da Ellen Maia, que mora no bairro dos Bancários, em João Pessoa. A praça a qual ela se refere é a Praça da Independência, recém-revitalizada pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) e que ganhou uma iluminação especial para este Natal. São milhares de luzes que transmitem o ambiente natalino e levam centenas de moradores e turistas ao local todos os dias.
Ellen estava com o marido, Gustavo Maia, e o cachorro Faísca, da raça Golden Retriever. “Tive oportunidade de ir à Europa e, lá, fazem parquinhos, piqueniques, é uma área de lazer mesmo pra toda família. Aqui no Brasil, nós não temos essa cultura. Ou melhor, não tínhamos. Pois essa Praça da Independência se transformou nesse espaço. Da forma que está, dá pra trazer os amigos, fazer piquenique, passear com a família, brincar com o cachorro”, completou empolgada.
Da mesma forma que Ellen, o companheiro dela também elogiou o espaço. “Eu achei muito bonita. A grama bem verdinha, as árvores raras e imponentes, muito bem cuidada e organizada. Sem falar da segurança da Guarda Municipal, que é muito importante hoje em dia. Antes, eu não frequentava aqui porque parecia um lugar abandonado e agora podemos usufruir mais do nosso patrimônio”, afirmou Gustavo.
Este ano, a Praça da Independência ganhou uma iluminação especial da PMJP. São milhares de microlâmpadas de LED que estão em todos os locais. Com formatos de estrelas, anjos e raios, elas dominam as árvores e clareiam o espaço. Além disso, foram colocadas luminárias em todos os 25 postes que fazem o entorno da Praça e foi criado um corredor interativo de cometas na entrada principal que dá acesso a uma árvore de Natal com aproximadamente 15 metros.
Quem também ficou maravilhada com a Praça da Independência foi a dona de casa Giovana Monteiro e as filhas Amanda e Grazielle, que moram no bairro João Paulo II. “Eu vim para a festa do colégio das minhas filhas e aproveitei para tirar fotos delas, que a praça está muito linda. Elas amam brincar aqui. Foi um investimento muito bom que o prefeito fez e que valorizou bastante o Centro de João Pessoa. Cheguei aqui de quatro horas da tarde e estou esperando escurecer mais pra aproveitar a iluminação de Natal”, revelou.
E a filha mais velha dela, Amanda Monteiro, de 10 anos, revelou os motivos pelos quais adora estar na Praça da Independência. “Eu achei a praça linda. Essa árvore de Natal gigante está muito bonita mesmo. Gosto muito de vim brincar e tirar fotos pra minha mãe revelar e colocar na parede”, disse.
Falando em tirar fotos, quem estava aproveitando a iluminação foi o fotógrafo Jorge de Araújo, morador do bairro do Roger. “Sou fotógrafo e vim registrar a decoração de Natal. Por um bom tempo essa praça estava esquecida pelas autoridades e, graças a Deus, hoje vemos uma nova cara para a Praça da Independência, que é um ícone para nossa cidade. Lembro que quando eu era criança, vinha muito pra cá que estudava aqui perto. Mas ela nunca esteve tão linda como agora depois dessa revitalização”, comemorou.
E já que a moda agora é tirar selfies para postar nas redes sociais, foi exatamente isso que o casal Júnior da Silva e Angélica Ângela estava fazendo. Eles moram no bairro do Valentina Figueiredo e vieram especialmente para apreciar a decoração natalina. “Eu passei por aqui no ônibus e vi que ela estava iluminada. Aí chamei minha namorada para tirar fotos. É a primeira vez que venho na Praça da Independência e me surpreendi. Vale muito a pena vir visitar a Praça”, afirmou ele.
Revitalização – As obras de revitalização promovidas pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) na Praça da Independência foram entregues pelo prefeito Luciano Cartaxo em setembro de 2015. Os monumentos do obelisco central e o busto de Otacílio de Albuquerque, erguidos em pedra granito, também passaram por reforma. O coreto ganhou pintura, novas escadas e um elevador para os portadores de deficiência ou com mobilidade reduzida.
Paisagismo – O paisagismo da Praça da Independência é um capítulo à parte. A cobertura vegetal forma um mosaico multicor em meio ao verde predominante. São cerca de 25 mil exemplares arbóreos, herbáceos e arbustivos, contando com ixóras vermelhas e amarelas, helicônias, dianelas, dracenas, arcas de Noé, panamás vermelhos e assistácias.
História – Inaugurada em 1922, durante as comemorações do Centenário da Independência do Brasil, a Praça foi projetada pelo arquiteto Hermenegildo di Lascio, que se inspirou no traçado geométrico típico francês. Os ideais republicanos influenciaram o projeto arquitetônico e, por isso, cada elemento seu guarda um significado: os bancos, originalmente em número de cem (para cada ano do Centenário), o quadrante em referência às quatro regiões geográficas do País à época e o obelisco, escolhido para simbolizar a luta pela Independência.
Já os caminhos que cruzam a praça em X reverenciam a bandeira da Inglaterra, berço do pensamento libertário. O tombamento foi realizado em 26 de agosto de 1980. A praça foi planejada durante o processo de modernização da cidade e simboliza, junto com a Avenida Epitácio Pessoa (de cujo início parte), a expansão urbana rumo à orla.