Dando continuidade às ações da Rede Municipal de Saúde da campanha Outubro Rosa, o Hospital Santa Isabel (HMSI) realizou nesta segunda-feira (5) atividades de prevenção ao câncer de mama com a finalidade de conscientizar as mulheres sobre a importância da mamografia no diagnóstico precoce da doença.
Durante o turno da manhã, os funcionários se reuniram para o hasteamento de bandeiras cor de rosa que ficarão levantadas durante todo o mês como forma de apoio à campanha. A programação contou ainda com uma palestra, no período da tarde, sobre o tema para funcionários e acompanhantes de pacientes. “O nosso objetivo é despertar nas mulheres a importância delas procurarem as unidades de saúde e fazerem a mamografia, além de mostrar que nossos serviços estão preparados para recebê-las em suas necessidades”, afirmou a diretora geral do HSMI, Aleuda Nágila.
De acordo com a coordenadora do serviço de mastologia do hospital, Jeane Nogueira, a unidade conta atualmente com seis mastologistas para o atendimento da população. “Conseguimos atender aos pacientes que chegam ao nosso serviço e hoje somos referência, sempre buscando dar resolutividade aos problemas de mama”, disse.
Vanusa Moreira, de 37 anos, é uma das usuárias do serviço e enfrenta o tratamento do câncer de mama há nove meses. “Para mim cada dia é uma vitória. É fundamental a mulher ter força para lutar e seguir o tratamento para vencer a doença”, disse.
Já a aposentada Mércia Maria Veloso teve câncer de mama há 10 anos e atualmente está recuperada. Ela ressalta que é importante continuar se cuidando, mesmo após a cura. “As mulheres devem ficar atentas, pois é a partir do diagnóstico precoce que a gente encontra a cura. Hoje posso dizer que estou curada, mas continuo me cuidando periodicamente’, afirmou.
Além dos funcionários, o evento contou com a participação de pacientes em tratamento contra o câncer de mama, representantes do Conselho Regional de Medicina (CRM), Associação Médica da Paraíba e uma apresentação da Banda Marcial da Escola Municipal Virgínius da Gama e Melo.
Mamografias – De acordo com a área técnica de Saúde da Mulher da SMS, foram realizadas 10,1 mil mamografias na Rede Municipal no período de janeiro até agosto de 2015. Mensalmente, o município disponibiliza a realização de 5,2 mil mamografias.
Para ter acesso aos exames, as mulheres devem se dirigir à Unidade de Saúde da Família (USF) mais próxima de sua residência e em seguida serão encaminhadas para os serviços conveniados, onde serão realizados os exames. A mamografia é uma exame simples, realizado com um aparelho chamado mamógrafo, que tira um raio x da mama. Esse exame permite descobrir o câncer ainda no início.
Programação – As ações preventivas para o público feminino acontecem continuamente na Atenção Básica, mas serão intensificadas durante todo o mês nas unidades de saúde.
Além das atividades de promoção e prevenção à saúde da mulher, nas USF, outros serviços também prepararam sua programação para o Outubro Rosa. No Instituto Cândida Vargas (ICV), todas as quintas-feiras serão realizadas ações como palestra sobre auto-exame da mama, momento com personal trainer e atividade educativa sobre alimentação saudável.
Assessoria