CINEMA

HOMOFOBIA E FUTEBOL: Filme que aborda romance gay entre dois jogadores estreia no GloboPlay

O filme “Mário e Leon – No Amor e no Jogo” estreou na plataforma GloboPlay. Com direção de Marcel Gisler, o romance suiço conta a história de dois jovens jogadores de futebol, Mario (Max Hubacher) e Leon (Aaron Altaras), que acabam se apaixonando assim que se conhecem.

Com enredo sobre as relações gays dentro do futebol, o filme foi lançado em janeiro de 2018. Na história, Mario é uma estrela do futebol e tem uma carreira promissora na liga em que joga. Seu empresário, que também é seu pai, exige o máximo do jovem para que ele chegue ao grupo de 1ª Liga no próximo ano.

Os rumos da história de Mário começam a mudar quando a equipe acrescenta um novo jogador, Leon. Assim que se conhecem os dois atletas se dão bem e passam a dividir um apartamento próximo ao campo. Logo essa amizade se transforma em um romance e os integrantes começam a desconfiar.

Após descobrir a relação, o pai de Mario não aceita e os dois jovens passam a negar que estão juntos. Ainda que façam algumas aparições com mulheres, a fim de disfarçar a homossexualidade, eles ainda seguem sendo alvos de preconceito de outros jogadores do time.

De acordo com diretor do filme, a produção visa falar sobre a homofobia dentro dos times de futebol, um tema pouco debatido. O longa também se propõe despertar a reflexão sobre homofobia e futebol. “Mário e Leon – No Amor e no Jogo” foi a primeira produção de Marcel para discutir sobre gênero e sexualidade.

“Mário e Leon – No Amor e no Jogo” recebeu o prêmio do público de “Melhor Ficção” no OutShine Miami. Em 2018, foi um dos filmes que participou do Festival MixBrasil. Além disso, Max Hubacher, protagonista do filme, já ganhou o prêmio de melhor ator suíço.

Também integram o elenco os atores Jessy Moravec, Jürg Plüss, Doro Müggler, Andreas Matti, Scherwin Amini, Fabrizio Borsani, Julian Koechlin e Gabriel Noah Maurer.

Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Gay Blog