HISTÓRIA DA TV: Relembre quais foram as mudanças de emissora das afiliadas na Paraíba
O público paraibano foi surpreendido com a notícia de que a TV Arapuan não será mais afiliada da RedeTV, se tornando a sucursal da Bandeirantes no estado, a partir do dia 28 de dezembro.
Essa mudança tem tudo para causar uma revolução no sistema televiso da Paraíba, que não presenciava uma troca de emissoras desde o final dos anos 90.
Pensando no caso da Arapuan, o Polêmica Paraíba apresenta aos leitores, a história e as mudanças nas afiliadas do estado, que datam desde a metade da década de 80.
TV Cabo Branco: A principal emissora do estado foi inaugurada em 1986 e para surpresa de muitos, nem sempre foi filiada a Rede Globo.
A Cabo Branco começou suas operações em outubro de 1986, retransmitindo a programação da Rede Bandeirantes, tornando-se a primeira emissora de TV na capital. O canal 7, até então, era ocupado pela retransmissora da TV Jornal do Recife, na época também afiliada à Bandeirantes.
A emissora foi fundada pelos irmãos e empresários Antônio Bezerra Cabral e Milton Bezerra Cabral (então governador do estado), que, na época, controlavam também as rádios Arapuan AM e FM. O primeiro programa da emissora foi o Câmera 7, telejornal apresentado por Geraldo Oliveira.
A parceria com a Band durou apenas 2 meses, pois no dia 1º de janeiro de 1987, à meia-noite, a TV Cabo Branco em João Pessoa e a TV Paraíba em Campina Grande, passaram a integrar oficialmente a Rede Globo.
No mesmo ano, o empresário José Carlos da Silva Júnior, dono do Grupo São Braz e da TV Paraíba e um dos sócios da TV Cabo Branco, adquire o controle da emissora em definitivo.
TV Correio: Em fevereiro de 1986, o Sistema Correio implantou uma retransmissora (RTV) no canal 13 VHF com o sinal da antiga Rede Manchete. Em 8 de março de 1991, o sinal da Rede Manchete é substituído pela Rede Bandeirantes, que estava ausente de João Pessoa desde 1987. Com a transferência para a Rede Bandeirantes, o Sistema Correio decidiu mudar deixar de ser uma emissora repetidora, para se tornar geradora de TV.
A TV Correio entrou no ar em 1º de dezembro de 1992, como afiliada da Rede Bandeirantes. Nos primeiros anos, o sinal da TV Correio era restrito a alguns municípios que recebiam o sinal gerado em João Pessoa. Nessa primeira fase, a TV Correio produzia alguns programas locais como Tony Show, Tânia Maia e Você, dentre outros.
Em meados de 1996, a TV Correio instala uma repetidora na cidade de Campina Grande no canal 13 VHF e ao mesmo tempo aumenta a potência do seu transmissor, obrigando assim a emissora a se mudar do canal 13 para o canal 12 VHF para não interferir nos canais 13 de Natal (TV Ponta Negra) e Recife (TV Globo Nordeste).
Após quase seis anos ao lada da Bandeirantes, a TV Correio firma no dia 1 de janeiro de 1998, a parceria com a Rede Record, que dura até os dias de hoje.
TV Tambaú: Em outubro de 1988, o Grupo Marquise consegue a concessão do canal 5 VHF e em novembro de 1989, compra um terreno no bairro do Tambiá para a construção da sede da futura TV Tambaú.
Em março de 1991, o prédio foi concluído, e foi iniciada a transmissão da TV Tambaú em caráter experimental com o sinal integral da Rede Manchete. Nesta primeira fase, o sinal da emissora estava restrito à Grande João Pessoa.
Em 5 de agosto de 1991, a TV Tambaú foi inaugurada, entrando oficialmente no ar no dia do aniversário de 406 anos da cidade de João Pessoa. Entre 1992 e 1993, a TV Tambaú lançou vários programas locais, como o Tambaú em Manchete, Tambaú Vídeo Music, Tambaú Documento, Bartpapo, Super Jota Show, dentre outros.
Em 1994, a TV Tambaú mudou o perfil da programação e lançou mais programas locais, desta vez, voltado para as classes populares. Assim foram lançados Caso de Polícia e o humorístico A Hora do Chibata.
Preocupada com as várias crises que assolavam a Rede Manchete, a TV Tambaú começou a procurar outra rede. O SBT vinha tendo sérios problemas com a TV O Norte, que passava por graves problemas administrativos e financeiros. Então, a emissora paulistana decidiu romper o contrato de afiliação com a TV O Norte e assinou com a TV Tambaú.
Os Diários Associados ainda tentaram negociar a instalação de uma retransmissora da TV Borborema, de Campina Grande, em João Pessoa, mas tal negociação foi recusada pelo SBT. E a partir de 1º de julho de 1995, a TV Tambaú passa a transmitir a programação do SBT, em uma parceria que já dura 28 anos.
TV Manaíra: A emissora que ficou famosa no estado por ser uma das últimas empresas ligadas aos Diários Associados, é a afiliada que mais trocou de parceiras na história da TV paraibana. A TV O Norte, é a segunda emissora de televisão de João Pessoa e terceira do estado da Paraíba, entrando no ar à meia-noite do dia 1.º de janeiro de 1987 no canal 10 VHF, onde operava uma retransmissora da TV Globo Nordeste.
De início, era afiliada da Rede Manchete, que já contava com uma retransmissora no canal 13 VHF. Em março do mesmo ano, passou a integrar o SBT. A emissora foi fundada pelo jornalista Marconi Góes de Albuquerque e teve como primeiro diretor-superintendente o também jornalista Abelardo Jurema Filho.
A emissora foi pioneira nas transmissões ao vivo de eventos como o Carnaval, Miss Paraíba e os desfiles da Independência, e na expansão do sinal para as principais cidades do estado.
A partir de 1.º de julho de 1995 deixa de retransmitir o SBT e fica até 31 de dezembro de 1997, como afiliada da Rede Record. Após perder a afiliação para a TV Correio, transmitiu novamente a programação da Rede Manchete em caráter provisório, até que em 18 de fevereiro de 1998, tornou-se afiliada da Rede Bandeirantes.
A emissora passou por sua maior mudança quando passou a adotar o nome TV Clube no dia 5 de agosto de 2009. Em 16 de janeiro de 2015, a emissora teve 57,5% das suas ações vendidas pelos Diários Associados para o Sistema Opinião de Comunicação, de propriedade de Cândido Pinheiro, e que também já era proprietário de parte das ações da TV Ponta Negra e da TV Alagoas.
A última grande troca ocorreu em 14 de março de 2016, quando passa a se chamar TV Manaíra, nome mais votado pelo público, através de uma enquete no site da emissora. Com a saída da Bandeirantes para a TV Arapuan em 28 de dezembro de 2023, até a data desta matéria, é incerto qual será o futuro da TV Manaíra no estado.
TV Arapuan: A emissora comandada pelo empresário João Gregório é a caçula do grupo e em apenas 15 anos de existência já se consolidou como uma das principais afiliadas da Paraíba. A concessão do canal foi assinada no dia 4 de outubro de 2007 pelo Diretor-Presidente, João Gregório, e pelo Ministro das Comunicações, Hélio Costa.
A TV Arapuan afiliou-se à RedeTV!, garantindo 6 horas de programação local. Assim, passou a ser a primeira afiliada da RedeTV! na Paraíba.
No dia 3 de junho de 2008, a TV Arapuan entrou no ar em fase experimental em João Pessoa transmitindo integralmente a programação da RedeTV!. No dia 5 de outubro do mesmo ano entrou no ar oficialmente, estreando a grade local começando pela cobertura nas eleições 2008.
Em 24 de outubro de 2023, a direção da TV Arapuan anunciou que firmou contrato de afiliação com a Rede Bandeirantes. A afiliação terá início em 28 de dezembro, quando a estação encerrará a parceria com a RedeTV! após 15 anos. De acordo com a direção, o acordo firmado entre as empresas inclui a manutenção da grade local da emissora paraibana, além da afiliação da 101.1 FM, estação de rádio do grupo na capital, à rede BandNews FM.
TV Miramar: Em 20 de outubro de 1989, a Fundação Virgínius da Gama e Melo, ligada na época à Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e aos Institutos Paraibanos de Educação, coloca o canal 4 VHF no ar. Operando como retransmissora da extinta TVE Brasil, sua antena foi instalada no alto do edifício do INSS, no Centro de João Pessoa. O projeto inicial era transformar a retransmissora em emissora. A ideia não saiu do papel e a retransmissora foi mantida e administrada pela fundação.
No final de 1997, o canal 4 foi desativado devido à grave crise que afetava a Fundação Virginius da Gama e Melo. A fundação conseguiu reativar em 1998 o canal 4, com sinal de péssima qualidade, logo em seguida voltando a sair do ar.
No final de 2000, devido às dificuldades financeiras, a Fundação, junto com a retransmissora (canal 4 e a FM 107,7 MHz) foram transferidas para um grupo de líderes religiosos evangélicos. A FM foi reativada e passou a ser denominada Cristã FM. Em meados de 2001, o canal 4 voltou precariamente ao ar.
Em meados de 2003, ainda na qualidade de retransmissora, o canal 4, sob o nome fantasia de TV Miramar, passa a produzir programação local. Dentre os programas locais estavam o policial De Olho na Cidade, Ana Ponzi, Display, os jornalísticos Câmara Aberta e Falando Sério, além do religioso Êta Glória.
Em janeiro de 2004, foram ao ar as últimas edições do De Olho na Cidade e a emissora retirou toda a programação local, pois não possuía licença para operar como geradora e voltou a transmitir o sinal da TVE Brasil sem qualquer tipo de inserção.
Em meados de 2004, o grupo de religiosos evangélicos firmou um acordo com o Sistema Arapuan de Comunicação, transferindo o controle da fundação em conjunto com a rádio e a retransmissora. A antiga Rádio Cristã FM teve seu nome mudado para Miramar FM.
Em 5 de junho de 2006 a TVE Paraíba passa a se chamar TV Miramar. No início de dezembro de 2009, os programas que a TV Miramar exibia foram transferidos para a TV Arapuan. Restaram apenas os programas independentes ligados ao Grupo Alex Filho.
Em 1º de maio de 2010, a emissora passou apenas a retransmitir a programação da TV Brasil integralmente. Em outubro de 2011, a emissora assina contrato com a Rede Mundial para a transmissão integral de seu sinal, substituindo então a TV Brasil. No dia 17 de dezembro de 2012, a TV Miramar deixa de retransmitir a Rede Mundial e passa a retransmitir integralmente o sinal da TV Cultura, parceria que dura até os dias atuais.
Fonte: Vitor Azevêdo
Créditos: Polêmica Paraíba